segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Funceme registra chuva em 16 municípios do Ceará; previsão para a quadra invernosa será divulgada neste dia 18

Chuva fina banhou cidade de Iguatu na manhã desta segunda-feira, após 7 horas. foto de Honório Barbosa
Choveu em pelo menos 16 municípios do Ceará na noite deste domingo, 15, e madrugada desta segunda-feira, 16, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

A maior precipitação ocorreu na cidade de São Benedito, na Serra da Ibiapaba (23.8mm), seguida de Jati, no extremo sul do Ceará, (17.4mm) e Mucambo (15mm).

As chuvas neste mês de janeiro, de pré-estação permanecem abaixo da média para o período. “São chuvas isoladas e de pluviometria muito variada em um mesmo município”, observa o meteorologista da Funceme, Raul Fritz.

Previsão

Até a próxima quarta-feira, a Funceme prevê tempo nublado com possibilidade de chuva em todas as regiões do Estado. Essas precipitações decorrem da proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e de formação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN).

No próximo dia 18, quarta-feira, a Funceme vai divulgar o primeiro prognóstico para a quadra chuvosa (fevereiro a maio) de 2017. As condições permanecem indefinidas com possibilidades iguais para ocorrência de chuvas dentro ou abaixo da média.

O sertão nordestino enfrenta o quinto ano seguido de chuvas abaixo da média e perda de reservas hídricas nos principais açudes do Ceará. Se as chuvas deste ano forem insuficientes para recarga dos reservatórios o Estado vai enfrentar uma das piores crises hídricas com desabastecimento dos principais centros urbanos.

As dez maiores chuvas do dia
São Benedito (Posto: Sao Benedito) : 23.8 mm
Jati (Posto: Sitio Macapa) : 17.4 mm
Mucambo (Posto: Mucambo) : 15.0 mm
Russas (Posto: Russas) : 13.6 mm
Milagres (Posto: Sitio Saco) : 13.3 mm
Reriutaba (Posto: Amanaiara) : 9.0 mm
Beberibe (Posto: Beberibe) : 7.0 mm
Icó (Posto: Ico) : 6.0 mm
Jati (Posto: Jati) : 6.0 mm
Barro (Posto: Brejinho) : 4.2 mm

DN Online