domingo, 15 de janeiro de 2017

Devemos limpar a cera dos ouvidos ou não? A medicina explica

Um ouvido com cerume é um ouvido sujo? Não necessariamente. Na verdade, remover a cera pode causar danos ao canal auditivo.

O cerume (também conhecido simplesmente como ‘cera’) é um elemento do organismo e possui a função de limpar e proteger os ouvidos. “Ele impede que a sujeira, a poeira e outros materiais penetrem profundamente no ouvido”, disse a organização.

Na verdade, explica ainda, há várias atividades diárias que ajudam o cerume novo a expulsar o antigo. Ele pode sair durante o banho, com a mastigação e com a movimentação da mandíbula.

“Isso é um processo contínuo e normal, mas que pode falhar como processo de autolimpeza”. O resultado disso é um acúmulo de cera que pode obstruir parcial ou completamente o canal auditivo”, explica a Academia.

O Dr. Seth Schwartz, presidente do grupo de pesquisa que liderou esse estudo, mencionou alguns mitos amplamente disseminados que envolvem a saúde auditiva.

Os pacientes muitas vezes acreditam que é benéfico remover o acúmulo de cera com cotonetes, grampos e uma variedade inacreditável de objetos. Esse esforço de remoção só cria problemas, porque acaba empurrando a cera para o interior do ouvido e compactando-a no centro do duto auditivo”, explicou.

Como proteger os ouvidos?

Em seu site oficial, a organização recomenda os seguintes cuidados:
Não exagere na limpeza dos ouvidos, pois isso pode irritar o conduto auditivo e causar uma infecção.

Evite inserir objetos nos ouvidos (cotonetes, grampos de cabelo e outros), pois eles podem cortar o canal auditivo, furar os tímpanos e/ou deslocar ossos auditivos. Isso pode causar problemas como perda auditiva, vertigem e zumbido.

Não utilize “velas de ouvido”. Não há provas de que essa prática alternativa consiga eliminar a obstrução provocada pelo cerume. Além disso, as velas podem causar danos graves ao tímpano e ao canal auditivo.

Em caso de qualquer problema relacionado com a perda de audição, entupimento, sangramento ou dores de ouvido, a organização recomenda que você procure um médico.