quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Acopiara conquista o Selo Unicef Munícipio Aprovado 2013/2016. Dr. Vilmar fecha a administração com chave de ouro

O município de Acopiara está entre os que conquistaram o Selo Unicef Município Aprovado Edição 2013-2016.

De acordo com o prefeito, no Ceará, dos 184 municípios, apenas 82 serão reconhecidos. A data da solenidade para a entrega do Selo ainda não foi divulgada.

A conquista do Selo Unicef Município Aprovado veio a partir do desenvolvimento de uma série de ações da Prefeitura que possibilitou melhorias na vida de crianças e adolescentes desde a adesão à iniciativa.

Cada município, dentre eles, Acopiara, deveria pontuar nos três eixos: Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social, além da realização de dois fóruns comunitários e do comitê intersetorial municipal, formado por membros das secretarias de Saúde, Educação e Ação Social. "Tudo isso foi alcançado com muito trabalho e resposabilidade", disse Dr. Vilmar.

Ainda segundo o prefeito, as ações desenvolvidas por sua administração foram voltadas para a melhoria dos indicadores sociais como índice de natalidade, gravidez na adolescência, mortalidade infantil e abandono escolar, os quais apresentavam índices insatisfatórios no primeiro estudo realizado a partir da adesão do município ao Selo.

Em Acopiara, os trabalhos foram coordenados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Prefeitura e a Comissão Municipal Pró-Selo. A coordenadora geral foi a professora Luiza Aurélia, ex-secretária da Educação.

Selo Unicef Município Aprovado

O Selo é a contribuição do UNICEF para o alcance dos objetivos do Pacto Nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Semiárido, compromisso firmado em junho de 2004 e renovado em 2007 pelo Presidente da República, ministros de Estado,

governadores do Nordeste, Espírito Santo e Minas Gerais, organizações da sociedade civil, organismos internacionais e empresas.

A metodologia do programa contribui para o Brasil implementar o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal nº 8.069/90),

reduzir as disparidades regionais e alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).