sábado, 15 de outubro de 2016

Um PM é morto e dois são baleados

Um policial morreu e outros dois ficaram feridos em assaltos ocorridos, na manhã desta sexta-feira (14), em Quixeramobim e Fortaleza. Nas três ocorrências, dois bandidos morreram e um terceiro ficou ferido. O PM que morreu era o tenente Marcos Lira, lotado na 2ª Companhia do 5º BPM (Centro). Ele havia ingressado na Corporação há apenas dois meses e foi baleado na cabeça. O oficial morreu no Instituto Doutor José Frota (IJF).
No primeiro caso, registrada durante a madrugada, seis suspeitos fizeram uma barricada de pedras e madeiras para assaltar três ônibus que saíram de Juazeiro do Norte e se dirigiam a Fortaleza. A ação criminosa aconteceu por volta das 3h30, na altura da CE-060, no distrito de Caraúnas, a 20 quilômetros de Quixeramobim.
Os motoristas dos coletivos tiveram que parar os ônibus. Depois de roubar os pertences dos passageiros nos dois primeiros veículos, um dos suspeitos foi morto pelo sargento da Polícia Militar Francisco Charles da Silva, do Comando Tático Rural (Cotar). "O sargento que estava à paisana atirou de dentro do ônibus e foi atingido por um tiro no braço", disse o titular da Delegacia de Quixeramobim, delegado Salviano de Pádua. Com a morte de um dos suspeitos, o grupo de assaltantes fugiu.

O policial militar foi levado para o IJF, em Fortaleza, enquanto outra vítima ferida de raspão no tiroteio foi atendida em Quixeramobim. O assaltante morto não foi identificado.

Fortaleza

No bairro Quintino Cunha, outro militar, identificado como sargento Gonçalves presenciou um assalto a um mercadinho e trocou tiros com a dupla que estava cometendo o roubo, de acordo com o coronel Francisco Souto, do Comando de Policiamento da Capital (CPC). O PM foi atingido no braço e levado para O 'Frotinha' de Antônio Bezerra. Um dos assaltantes foi preso.

No caso mais grave, o tenente Marcos Lira acabou morto por homens que assaltavam uma loja de celulares no bairro Montese. Ele passava pela loja e foi baleado na cabeça. Um outro policial que o acompanhava conseguiu disparar contra a dupla. Um homem que não teve o nome divulgado morreu.

Já Lucas Rafael Ferreira da Silva, de 19 anos ficou ferido e foi autuado em flagrante por latrocínio (roubo seguido de morte) na Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Com os dois homens foram apreendidos celulares roubados da loja, um revólver calibre 38 e uma motocicleta também roubada.

O coronel Lauro Carlos de Araújo Prado, secretário adjunto da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), lamentou os fatos que vitimaram os PMs. "Ficamos todos muito tristes. Foi um dia muito ruim para a Polícia. O tenente morto está deixando uma criança de quatro meses órfã. Isso é uma afronta não é só à PM, mas ao Estado, às leis. A Polícia representa o poder do Estado de combater o crime e enfrentamos pessoas rebeladas contra isso, dispostas a qualquer coisa todo o tempo. Perder um colega tentando defender a sociedade nos abala muito".