sexta-feira, 29 de julho de 2016

Dunga se oferece para treinar o São Paulo e ouve “não”


Treinador deixou a seleção brasileira após o fracasso na Copa América, nos EUA

Desempregado desde junho, quando foi demitido pela CBF, Dunga tentou voltar ao mercado de trabalho nos últimos dias e se ofereceu para dirigir o São Paulo. O contato partiu de um empresário que representa o treinador há vários anos, mas não causou empolgação no Morumbi.

Em reunião da cúpula tricolor nesta semana, a fim de tratar sobre a hipótese de Edgardo Bauza deixar o clube para treinar a Argentina, houve a revelação da intenção de Dunga. E, quase que por unanimidade, o nome do ex-comandante da seleção brasileira foi vetado pelos participantes.

Desde que decidiu virar técnico, em 2006, Dunga teve apenas uma experiência no banco de reserva de um clube: foi no Internacional, em 2013. Apesar de ter sido campeão gaúcho, ele acabou demitido do Colorado meses mais tarde, depois de 25 vitórias, 18 empates e nove derrotas.

O mais curioso é que Dunga teve algumas oportunidades para trabalhar em clubes nos últimos anos. Ele foi sondado por times de médio e pequeno porte da Itália, além de um bem tradicional do Japão. A seleção venezuelana também se interessou pelo gaúcho.

No Tricolor, Dunga já teve moral. De 2011 a 2012, Juvenal Juvêncio considerou a possibilidade de contratá-lo, após as saídas de Paulo César Carpegiani e Adílson Batista - o cargo acabou ocupado interinamente por Milton Cruz nas duas oportunidades.

Telefone agitado: Dunga não foi o único treinador bem conhecido que se ofereceu para o lugar de Bauza recentemente. O empresário Juan Figer insistiu bastante com o presidente Leco para que Diego Aguirre ganhe uma oportunidade caso Bauza acerte com a AFA. Detalhe importante: Aguirre assumiu o San Lorenzo em 27 de junho.