quinta-feira, 31 de março de 2016

Coelce registra mais de 3.000 raios de quarta (30) para quinta (31) no Ceará

raios

A Coelce registrou de quarta-feira (30/03) para hoje (31), por meio do Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas, 3140 raios no Ceará. Durante o mês de março deste ano, foram registrados cerca de 51 mil em todo o estado. Sobral foi o município com a maior incidência de raios no Ceará (3419); seguido de Granja (3455) e Forquilha (1471)

Em 2015, foram registrados mais de 140 mil raios em todo o estado. Santa Quitéria foi o município com a maior incidência de raios no Ceará (5.843); seguido de Sobral, com 4.427; e Granja, com 4.092.

Monitorar as descargas atmosféricas no Ceará é um trabalho feito pela Coelce por meio do seu Centro de Controle do Sistema (CCS). A atividade tem o objetivo de acompanhar e orientar as equipes de manutenção do estado sobre ocorrências na rede elétrica provocadas por descargas atmosféricas. O Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas foi desenvolvido com a finalidade de identificar o local de queda do raio na rede elétrica, prever tempestades e, consequentemente, minimizar o tempo de atendimento.

O Sistema de Monitoramento de Raios, com acesso gratuito e ilimitado pela internet (http://www.starnet.iag.usp.br/coelce),  oferece informações sobre o número de descargas atmosféricas e a situação do tempo em todo o Brasil.

Cuidados dentro de casa durante tempestade:

Evitar o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada;
Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
Evitar consertos de instalações elétricas;
Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.

Cuidados fora de casa durante tempestade:

Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;

Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.