sábado, 27 de fevereiro de 2016

Estudantes nus fazem performance sobre o holocausto e geram polêmica

Performance polêmica na Universidade Estadual de Londrina: nudez para falar sobre o holocausto.

A apresentação de um trabalho de Filosofia na Universidade Estadual de Londrina vem causando polêmica nas redes sociais. Comandado pelo professor de interpretação teatral Aguinaldo Moreira, um grupo com dezenas de jovens se apresentou em uma performance, nesta quinta-feira, no campus da instituição. Detalhe: completamente nus.

Performance comandada pelo professor Aguinaldo Moreira gerou polêmica nas redes sociais.
Adicionar legenda
As imagens, claro, rapidamente correram por páginas e perfis do Facebook, sob muitas críticas e questionamentos a respeito do que se trataria a polêmica encenação.
Os peladões, aliás, jogaram uma partida de futebol como parte do trabalho comandado por Aguinaldo.

Um jogo de futebol também fez parte da apresentação.
Adicionar legenda
Em seu perfil no Facebook, o professor explicou o conceito da apresentação: "É um trabalho de filosofia política que aborda o holocausto nazista. Os atores estão peladões porque acabaram de sair da câmara de gás, para onde foram enviados achando que era um banho coletivo. Uma página horrível da História para ser discutida, e as pessoas só veem genitália".

Em seguida, comenta sobre a reação dos atores: "Todos os presentes ficaram com um nó na garganta, por lembrar da chacina do Carandiru, evento recente no Brasil, sobre o qual nós quisemos falar. A nudez é a retirada da dignidade de homens em situação de humilhação. Ver "peladões" na cena, ou ainda tecer comentários sem tê-la visto, é falta de percepção. Mas é comum. Os comentários "sem noção" estão mostrando uma falta de percepção, só isso. Falamos de morte e de violência, não de sexo.

Os atores circularam pelas dependências do campus, chamando a atenção de quem estava por lá.