sábado, 10 de outubro de 2015

Duas músicas com a mesma ideia de refrão entram juntas nas paradas


´

Calcule a probabilidade de duas músicas com a mesma ideia de refrão serem lançadas com quatro dias de diferença e entrarem juntas nas paradas. Menos de 1%? Pois "Aquele 1%", com Marcos & Belutti, e "99%", com Fiduma & Jeca, estão entre as mais tocadas no Brasil hoje. Ambas usam a expressão "aquele 1%" e a mesma personagem: aquela 99% certinha, estragada pela porcentagem restante. Só muda o gênero: mulher em uma, homem em outra.

Os compositores insistem que qualquer semelhança é 100% coincidência. Nenhum dos lados acusa o outro de plágio. Autores das duas músicas dizem ao G1 que a fonte foi a mesma: uma frase que se espalhou pelas redes sociais, sem autoria identificada. Eles dizem que, sem saber que o outro fazia a mesma coisa, pegaram a frase de efeito da internet e adaptaram em um refrão, cada um com sua melodia, versos e arranjo.

Caiu na rede é letra
A transformação de modinhas de internet em modas de viola já é fórmula de sucesso no sertanejo. Em busca de letras cativantes, compositores buscam inspiração em redes sociais. Outros casos de repetição já foram resultado de autores inspirados em memes. O "webnejo" já levou, por exemplo, ao sucesso de pelo menos quatro músicas diferentes chamadas "As mina pira", entre 2012 e 2013.

Calcinha 99% angelical
A frase de efeito é comum em inglês ("99% an angel, but oh, that 1%..."). É fácil encontrar a brincadeira espalhada por sites em inglês, de calcinha à venda desde 2006 a enfeite para placa de carro de 2012.

O formato curto da frase caiu bem no Twitter. Pode ser achado ao menos desde 2009 no microblog e virou febre em 2014 - vários posts com a mesma piadinha, sem autoria citada. No ano passado, pipocou em português. Em junho de 2015 (no dia 12, "Aquele 1%"; no dia 16, "99%"), chegam os clipes no YouTube, já com mais de 40 milhões de visualizações somadas.

Top 30
"Aquele 1%" foi gravada por Marcos & Belutti com participação de Wesley Safadão. A composição é do ex-professor de português Vinícius Poeta e seu aluno Benício Neto, de Fortaleza. Já "99%" é da dupla paulista Fiduma & Jeca, com ajuda de Munhoz & Mariano, de "Camaro Amarelo". A autoria é do trio Ze Renato Mioto, Diego Kraemer e Tiago Marcelo.

Marcos & Belutti, mais conhecidos, tiveram mais sucesso, com 38 milhões de cliques no YouTube e 1º lugar nas rádios do Brasil. Fiduma & Jeca não tocam tanto, mas vão muito bem para uma dupla nova: 4 milhões de views e 28º lugar no ranking nacional de rádios da Crowley na primeira semana de outubro. No YouTube, há vários comentários de fãs apontando a semelhança entre as músicas.

Divisão de amigos
Se a adaptação simultânea da mesma ideia para duas músicas já é incomum, o fato de os autores terem mostrado uma criação ao outro antes do lançamento é ainda mais curioso. Mas eles afirmam que isso aconteceu. Eles são amigos e contam a história do mesmo jeito: se encontraram por acaso em um estúdio de São Paulo. Ao mostrarem futuros lançamentos um ao outro, notaram a semelhança.

O título quase foi o mesmo, segundo Tiago Marcelo. "Eles disseram no estúdio: ´A gente tem uma música que chama ´Aquele 1%´´. A nossa teria esse mesmo nome. Conversamos e decidimos mudar a nossa para ´99%´", conta. No fim das contas, assim como Vinícius Poeta, Tiago fica feliz com "aquele 1%" multiplicado por dois. O que importa é o resultado da equação: "A loucura da galera cantando as músicas, nos dois shows.".

Fonte: G1