sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Uso de extintor de incêndio em carros vai deixar de ser obrigatório

Uso de extintor de incêndio em carros vai deixar de ser obrigatório
São caixas e mais caixas de extintores do tipo ABC para automóveis. Ao todo, três mil unidades que o empresário Nelson Passa comprou já pensando na procura pelos motoristas por causa da obrigatoriedade. 

Mas o Conselho Nacional de Trânsito decidiu derrubar essa medida, o que o pegou de surpresa. “Nós investimos aqui quase R$ 150 mil em mercadoria e de repente ficamos com as mãos presas”, disse.O uso de extintor de incêndio em veículos de passeio, caminhonetes e triciclos com cabine fechada passa a ser optativo no Brasil. 

Só será obrigatório para caminhões, caminhão-trator, microônibus, ônibus e veículos que façam transporte de produtos inflamáveis. A decisão só passa a valer depois que for publicada no Diário Oficial da União, o que deve acontecer nos próximos dias.

O motivo que levou o Contran a mudar de ideia foi a segurança. Segundo o conselho, a falta de treinamento e despreparo dos motoristas para o manuseio do extintor geram mais risco do que o próprio incêndio. Um levantamento da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva revelou que dos dois milhões de acidentes com veículos no país, 800 tiveram o incêndio como causa e apenas em 24 casos o extintor foi usado, equivalente a 3% do total.

Mesmo assim, o engenheiro mecânico Leonardo Limberg acredita que o acessório é importante. “Por ele conseguir extinguir as três classes de incêndio que a gente tem em um veículo. Qualquer vida que a gente conseguir salvar com um princípio de incêndio vai ser válida a utilização dos extintores”, declara.*Hora 1