quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Paço da Prefeitura de Acopiara sedia homenagens da III Semana Cívica

Começou na manhã desta terça-feira (01), a III Semana Cívica promovida pela Prefeitura de Acopiara, por intermédio da Secretaria da Educação, com o tema ‘Acopiara – Terra do Lavrador – Juntos construindo nossa história’ e uma programação voltada ao desenvolvimento do espírito patriótico que se estenderá até 7 de Setembro.
A exemplo dos anos de 2013 e 2014, todos os dias as 8h no Paço da Prefeitura, acontecem o hasteamento das Bandeiras nos pavilhões Nacional, Estadual e Municipal, execução dos hinos Nacional e Municipal com banda de música e homenagens a acopiarenses ilustres ou cidadãos que tenham prestado relevantes serviços na Terra do Lavrador.
 
Com presenças de vereadores, secretários municipais, autoridades e população, a primeira homenageada neste ano de 2015 foi a professora Maria das Graças Amorim, conhecida por Maria de Bila, que aos 29 anos de idade começou a ensinar em sua residência como professora de reforço onde contribuiu com o aprendizado de vários acopiarenses, muitos deles hoje formados e exercendo suas profissões.
As escolas da Rede Municipal de Ensino que prestaram deferências a professora Maria de Bila foram a Pe. João Antonio, através da música O caderno, de Toquinho e Mutinho, cantada pelo Coral Mais Educação; Hugo de Gouveia com um cordel produzido pela professora Carlita e lido pela aluna Raísla Nunes, 5º Ano B; e poemas apresentados pela Aluna Ana Clara e outros pequenos do Centro de Desenvolvimento Infantil – CDI.
A professora também ouviu palavras de agradecimento dos seus ex-alunos e advogados Chico Florentino e Leandro Florentino, ambos procuradores do Município, Douglas Teixeira e Vicente Jr., além da amiga Elma.
Acompanhado da Primeira Dama, Lúcia Martins, o prefeito Dr. Vilmar passou as mãos da homenageada uma placa de Honra ao Mérito e a Primeira Dama a entregou um buquê de flores como símbolo de agradecimento e respeito a professora.
A professora Maria de Bila expressou sua felicidade em receber as demonstrações de carinho. “Sempre trabalhei com amor e nunca imaginei um dia ser homenageada pelo meu ofício. Obrigada prefeito Dr. Vilmar por proporcionar tantas alegrias a nós acopiarenses e aos meus ex-alunos, vocês são o meu motivo de até hoje levantar, batalhar e vencer”.
O prefeito Dr. Vilmar fez uma saudação especial a professora homenageada pelo seu desejo de ensinar. “Este é só o primeiro dia de condecorações numa verdadeira aula de organização social onde revemos e aprendemos a história do nosso município”.

A III Semana Cívica de Acopiara continuará com os cerimoniais de agraciamentos nesta quarta-feira (02) para Francisco Guilherme Holanda Lima - comerciante, quinta-feira (03) Elodia Tavares de Souza - educadora, sexta-feira (04) Pedro Uchôa de Albuquerque – político e ex-deputado, sábado (05) Cel. Zenóbio Mendonça Guedes Alcoforado - militar, domingo (08) Raimundo Nonato Bezerra de Albuquerque – jornalista e apresentador de TV e na segunda-feira (07) Luiz Gonzaga da Fonseca Mota – político e ex-governador do Estado do Ceará.
O ponto alto desta Semana Cívica acontecerá no dia 7 de Setembro, dedicado as comemorações de nossa independência, onde teremos o tradicional Desfile Cívico saindo da Praça Celso Castro – em frente à Prefeitura, seguindo pela Av. Cazuzinha Marques, Pedro Alves e terminando na Av. Luiz Gonzaga Lima Oliveira próximo ao Arco de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Arco da Santa). O prefeito fará revista as tropas e desfilará em carro aberto até o palanque de autoridades que estará montado com infraestrutura de arquibancadas para acolher acopiarenses e visitantes que desejarem prestigiar o grande desfile.
Prefeitura de Acopiara
Assessoria de Comunicação