terça-feira, 28 de julho de 2015

Suicida mata 3 e fere 11 soldados na Líbia, diz médico

Um suicida bateu um carro cheio de explosivos contra um grupo de soldados líbios no centro de Benghazi nesta terça-feira, matando três e ferindo 11 militares, de acordo com um médico e uma fonte militar.

Ataques suicidas se tornaram frequentes na cidade portuária, onde forças leais ao governo internacionalmente reconhecido do país enfrenta militantes islâmicos.

O carro-bomba tinha como alvo um grupo de soldados durante um confronto em uma rua próxima ao porto da cidade e base naval, onde forças pró-governo e brigadas islâmicas lutam quase diariamente.

Forças leais ao governo internacionalmente reconhecido da Líbia estão em confronto com grupos islâmicos na segunda maior cidade do país desde o ano passado, parte de uma tentativa maior desde que Muammar Gaffadi foi tirado do poder e morto em 2011.

Forças do Exército apoiadas por moradores armados reconquistaram algumas áreas em Benghazi que foram perdidas para brigadas islâmicas no ano passado, mas críticos dizem que o uso de aviões de guerra tornou partes da cidade em escombros, sem ganhar muitos territórios.

O confronto em Benghazi destaca o caos na Líbia, onde dois governos rivais buscam o controle. O primeiro-ministro oficial se sediou no leste desde que a capital, Trípoli, foi tomada por um grupo rival que criou seu próprio governo.