quinta-feira, 23 de julho de 2015

Por vaga na Sul-Americana, Ceará desafia datas e recorre ao prestígio de Mauro Carmélio


Time alvinegro posa para a foto na decisão contra o Bahia (Foto: Bruno Gomes/Diário do Nordeste)

A classificação às oitavas de final da Copa do Brasil, na teoria, é para ter deixado o Ceará fora da Copa Sul-Americana. Isso, na teoria. Porque os dirigentes alvinegros já se mexeram para conseguirem disputar o torneio continental.

Vamos aos fatos. O regulamento da Copa do Brasil não determina que, se um clube chegar às oitavas de final tem de ser eliminado. Já o regulamento da Copa do Nordeste é claro, o campeão do torneio garante vaga na Copa Sul-Americana.

No meio de um imbróglio sem tamanho, a CBF resolveu no último dia 21 de maio, já após o fim da Copa do Nordeste e com a Copa do Brasil iniciada, divulgar um ofício em que veta a participação dos times na Copa Sul-Americana, caso avance às oitavas de final da Copa do Brasil.

Com os fatos acima definidos, a diretoria do Ceará já recorreu ao Presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio, para tentar intervir neste imbróglio.

O prestígio do mandatário da FCF, que é amigo de Marco Polo Del Nero (atual presidente da CBF), foi o representante brasileiro no congresso da Fifa e têm trânsito livre na entidade nacional, é o trunfo da cúpula do Ceará.

O intuito alvinegro é mostrar que não existe impedimento nenhum para disputar as duas competições, pelo menos nestas duas fases (Oitavas da Copa do Brasil e fase nacional da Sul-Americana).

Assim, o Ceará, além de receber a cota de participação do torneio internacional (algo em torno de R$ 500 mil ou US$150 mil a Conmebol ainda não divulgou os valores), ainda poderá usar da vaidade e do status de afirmar que disputou novamente a competição continental.

Os argumentos são válidos, até porque a CBF deu uma grande mancada ao não explicitar no regulamento da Copa do Brasil o tal veto aos clubes que tinham vaga garantida para participar da Sul-Americana.

Só que há um enorme problema. No final da noite dessa quarta-feira, 22, a Conmebol divulgou o calendário com as datas dos jogos dos times brasileiros na Sul-Americana. E o choque com a Copa do Brasil (dias 19 e 26 de agosto) está confirmado.

Aí, ficam duas perguntas:

Como jogar duas partidas no mesmo dia, ou em dias seguidos (18 de agosto a estreia na Sul-Americana e 19 a ida das oitavas pela Copa do Brasil)?

E outra, vale a pena mesmo levantar essa bandeira (justa, por sinal) contra a CBF, que já divulgou ofício informando o veto?

Com o clube em último lugar na Série B do Brasileiro, realmente não sei se é “salutar” “queimar um cartucho” para conseguir essa vaga.

Agora, é aguardar.