sábado, 18 de julho de 2015

Denarc apreende cerca de 2 toneladas de cocaína em mansão


Policiais do Departamento de Narcóticos (Denarc) de São Paulo apreenderam cerca de 2 toneladas cocaína, além dos demais compenentes químicos usados para produzir a droga, em uma propriedade de alto padrão no limite entre as cidades de Santa Isabel, Guararema e Jacareí nesta sexta-feira (17). As informações são da Secretria de Segurança Pública (SSP). O secretário Alexandre de Moraes foi ao local para acompanhar o trabalho dos investigadores. Segundo ele, trata-se da maior apreensão de cocaína do país este ano. Cinco pessoas foram presas, entre elas o chefe de uma associação criminosa.

"O local era um dos principais pontos de produção e distribuição de cocaína para o Estado de São Paulo. A mansão fica em um local estratégico, de fácil escoamento, perto da Dutra e da Ayrton Senna. Foi a maior operação realizada até agora, prendemos o principal traficante de cocaína de São Paulo. É um golpe importantíssimo contra a associação criminosa", disse o secretário. Foram encontrados outros produtos químicos usados para a produção da cocaína, como acetona e éter. Além disso, a casa tinha ainda 20 aparelhos microondas, usados para a produção de crack.




Segundo o secretário de Segurança Pública,  a produção no local poderia chegar a 7 toneladas de cocaína.Além do entorpecente, a polícia ainda localizou um armamento pesado: quatro fuzis e uma pistola de 9 milímetros. entre os fuzis estavam uma AK-47, e uma Ponto 50. "Para se ter uma ideia, a Ponto 50 é um armamento usado para abrir carro-cofre, pode derrubar helicópetro não blindado e até na caça de elefantes", detalhou Moraes.

Pelo menos 5 pessoas foram detidas, entre elas, segundo Denarc, um dos líderes de uma facção criminosa que age dentro e fora dos presídios paulistas.

Investigação

O Denarc acompanhava a quadrilha há quatro meses. "Soubemos, há cerca de 1 mês, que traficantes compraram esse imóvel por R$ 1, 5 milhão. Começamos a monitar a movimentação deles e aguardamos o momento certo para agir. Já esperávamos que eles começariam a fabricar no local. Montamos a operação e entramos na propriedade sem que eles percebesse hoje e por isso não houve troca de tiros", detalhou o diretor do Denarc, Rui Ferraz Fonte.

O sítio fica em uma área rural, em uma estrada particular de difícil acesso. Além das drogas e das armas, a Polícia Civil também apreendeu 5 veículos, um deles com fundo falso que, segundo a investigação, era usado para transportar a droga. A Polícia vai pedir o bloqueio dos bens apreendidos. A propriedade e os veículos encontrados no local, devem ser confiscados.