quinta-feira, 4 de junho de 2015

Grêmio de Roger resgata pressão no início e intensidade para "surpreender"

Aos poucos, o técnico Roger Machado mostra sua cara e ideias de futebol. A principal delas parece ter acertado o elenco do Tricolor em cheio: intensidade de jogo. Foi assim que os gremistas conseguiram a vantagem sobre os paulistas e “surpreenderam” em apenas cinco minutos, quando o Tricolor abriu 2 a 0 – o resultado final acabou em 3 a 1 (veja acima) –, na Arena. E é com essa fórmula que o comandante deseja para o time a partir de agora no Brasileirão. Além disso, aponta algumas mudanças de estilo de equipe no que vinha sendo feito com os atletas anteriormente. 

O que se vê, aos poucos, em campo é algo trabalhado durante a semana. Roger cobra intensidade dos atletas nos treinamentos. Exponencialmente, espera ver um time cada vez mais enérgico no Brasileirão. São apenas dois jogos no comando, mas a troca de atitude em campo é tão notável que faz com que o assunto monopolize entrevistas do treinador e de jogadores. O desafio é não virar o fio e manter um time com esta característica, mas que também saiba o momento certo de atacar. 

O que se vê, aos poucos, em campo é algo trabalhado durante a semana. Roger cobra intensidade dos atletas nos treinamentos. Exponencialmente, espera ver um time cada vez mais intenso no Brasileirão. São apenas dois jogos no comando, mas a troca de atitude em campo é tão notável que faz com que o assunto monopolize entrevistas do treinador e de jogadores. O desafio é não virar o fio e manter um time com esta característica, mas que também saiba o momento certo de atacar. 

A estratégia de Roger, aliada a uma troca na maneira de atacar, descentralizando o jogo e usando as laterais, é uma arma para desestabilizar o adversário. Seu mestre, Tite, não esperava uma proposta destas. Tanto que em 5 minutos, Giuliano e Marcelo Oliveira haviam balançado as redes de Cássio. Qualquer possível desconfiança na Arena foi quebrada logo de cara. Com o apoio maciço, mais tranquilidade em campo. Pontos que acabam decidindo uma partida da magnitude de um confronto contra o Timão, até alguns meses tido como melhor equipe do Brasil. 

É unanimidade entre os jogadores ouvidos após o jogo que o trabalho do técnico é bom. A intensidade também acaba acarretando em um cansaço maior após as atividades diárias. Com as vitórias, o sorriso no rosto vem ao mesmo tempo que a fadiga. O rendimento contra o Goiás, na rodada anterior, apesar do empate, já havia sido elogiado internamente, com o elenco assistindo a vídeos da partida. 

O Tricolor volta aos trabalhos na tarde desta quinta-feira, no CT Luiz Carvalho. E nem terá muito tempo para se preparar, já que atua no sábado, às 22h, contra o São Paulo, no Morumbi. Walace é desfalque certo e Maicon também deve ficar de fora da partida, por pertencer ao rival.