segunda-feira, 8 de junho de 2015

Funceme alerta para 5° ano seguido de seca e ressalta economia de água

"Presidente da Funceme diz que dados meteorológicos atuais apontam mais dias difíceis para 2016 no Ceará, principalmente em relação às reservas hídricas.

Eduardo Sávio Martins explica que monitoramento do Pacífico, feito até o mês passado, mantém hoje "80% de chance do El Niño persistir até fevereiro de 2016", o que pode indicar mais seca no ano que vem

Com apenas dois meteorologistas e um físico à disposição para traduzir relatórios diários de monitoramento do planeta, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê mais longos dias de seca para 2016.

O cenário pode até virar, admite o presidente do órgão, Eduardo Sávio Martins, mas é o que apontam neste momento as águas do Pacífico, aquecidas pelo fenômeno El Niño. 

A se confirmar, será o quinto ano consecutivo de estio, metade desta década.

Ele descreve que até a intensidade do fluxo solar, uma informação ainda sendo descoberta pela Funceme, que aponta níveis de radiação do sol, tem indicando que o ano que vem será preocupante. Principalmente para as reservas hídricas cearenses. “Vamos ter que ter a preocupação sobre o uso mais eficiente da água”, alerta Eduardo Sávio.

Leia a matéria completa aqui