Qual seria sua reação ao encontrar um alienígena? Bom, de acordo com Fergus Simpson, um pesquisador da Universidade de Barcelona, é melhor fugir. Isso porque em um estudo um tanto quanto curioso ele divulgou ter feito cálculos que permitem descobrir o peso e o tamanho de extraterrestres.
O tamanho a que ele chegou é assustador, de aproximadamente 300 quilos. Isso quer dizer que, para efeito de comparação, um ET não seria bonitinho e montaria na sua bicicleta: ele seria do tamanho de um urso, algo bem mais assustador do que no filme.
Para chegar ao resultado, ele usou como base o Teorema de Bayes — de maneira bem simplória, esse tipo de cálculo mostra a relação entre uma probabilidade condicional e sua inversa.
Simpson considerou em seus cálculos o tamanho dos planetas já encontrados e qual seria a proporção do território em relação à população. Feito isso, ele acredita que é provável que, caso exista, uma população extraterrestre habite um planeta menor que a Terra e com 50 milhões de habitantes, tendo eles, em média, 300 quilos.
A teoria, é claro, gerou polêmicas no meio científico. Alguns aplaudiram a iniciativa por colocar a existência de extraterrestres no centro da discussão. Já outros afirmam que é apenas uma teoria baseada em hipóteses e nada real.
A proposição feita pro Simpson corrobora o que dizem alguns pesquisadores dos EUA totalmente focados na busca do mitológico Pé Grande. Segundo eles, o ser anda livremente pelas montanhas Olympic, nos Estados Unidos, e teria o tamanho indicado por Simpson. A questão é que a região citada é uma das quais mais são feitos registros da aparição de OVNIs em território norte-americano.