quinta-feira, 28 de maio de 2015

Foi furtado ou roubado? Saiba como rastrear o seu smartphone

Foi roubado ou furtado ou simplesmente não tem ideia de onde colocou o smartphone? Relaxa. Temos a solução para seu problema. Abaixo mostramos um rápido guia que vai te ajudar a localizar o sumido.

iPhone

O sistema iOS é bem simples no quesito ajuda para encontrar o smartphone furtado, roubado ou perdido. E os passos também servem para outros devices da Apple como iPad, iPod Touch e MacBook Air ou Pro, por exemplo. O que vamos mostrar é muito interessante, mas só há como encontrá-lo se ele estiver conectado à internet. Vamos aos passos:

1 - Criar o iCloud e configurá-lo no seu aparelho (se já tem siga para o passo 2).
1.1 - Crie seu ID.
1.1.1 - Faça o download do iTunes
1.1.2 - Acesse o iTunes e clique em "iniciar sessão", no canto superior da tela
1.1.3 - Agora clique em "Criar ID Apple"
1.1.4 - Siga as instruções e leia o contrato e aperte aceitar
1.1.5 - Pronto. Você tem um ID agora é possível acessar o iCloud
1.1.6 - Digite seu ID e senha e agora está preparado para armazenar seus conteúdos na nuvem da Apple

2 - Acesse a área "Ajustes" do seu iPhone e vá até "iCloud". Insira ID Apple e senha.
3 - Habilite a opção "Buscar dispositivo"
4 - O serviço de localização também precisa estar ativado. Selecione na área de "Ajustes" e ative-o
5 - Para acompanhar os passos do seu aparelho acesse o site do iCloud e use seu ID Apple e senha. Depois selecione "Buscar iPhone". Você também pode usar o app Buscar iPhone de outro device da Apple.
6 - Em um mapa você verá a localização exata do seu dispositivo
7 - Você pode enviar uma mensagem para quem estiver com seu aparelho clicando no "i", ao lado do nome do dispositivo no mapa ou enviar um alerta sonoro. Também é possível bloquear o aparelho ou limpar os dados do mesmo, zerando-o por completo.

Android
Também é possível encontrar seu smartphone/tablet Android através do Device Manager. Vamos aos passos:

1 - Faça login com sua conta do Google que está conectada ao seu Android.
2 - Acesse o site do Device Manager.
3 - Na mensagem que aparecer na tela, selecione a opção "Aceito" para aceitar o serviço de localização.
4 - Automaticamente, o serviço identificará o seu dispositivo e disponibilizará seus dados de localização em um mapa gigante que fica no fundo da tela. Seu GPS precisa estar funcionando e ele precisa estar conectado à internet. Na minha primeira tentativa, com o aparelho no bolso, ele não foi encontrado.
5 - Há 3 funções que você pode usar agora. A primeira é para os esquecidos: "Tocar". Com ela, por 5 minutos, seu aparelho vai tocar no volume máximo. Isso o levará até o smartphone. A segunda função é "Bloquear", para impedir o ladrão de usar seu aparelho. Como no caso do iOS, também é possível apagar todos os dados do apararelho.

Windows Phone
Também há um rastreador próprio para ser usado por proprietários de Windows Phone. Vamos aos passos:

1 - Acesse o site do Windows Phone.
2 - Clique em "Entrar" e faça o login no site usando o seu Windows ID relacionado ao telefone que você quer achar.
3 - Clique em "Meu telefone"
4 - Agora clique em "Localizar meu telefone"
5 - Quando localizado o smartphone será exibido no mapa. Lógico, assim como no caso do iOS e do Android, ele precisará estar conectado à internet. Caso ele não esteja conectado na hora da busca você pode inserir um e-mail para ser avisado quando ele estiver.

É bom deixar claro que é preciso, em caso de furtos e roubos, fazer um BO e depois entrar em contato com a operadora. Peça o cancelamento do Chip e também o cancelamento do IMEI. Todo celular habilitado tem seu IMEI registrado em um bando de dados chamado EIR (Registro de Identidade de Equipamentos). Quando um IMEI é bloqueado, as funções que dependem da operadora como, ligações e conexão com a internet ficam indisponíveis.

Você pode localizar o IMEI digitando o código *#06# no campo de ligação do aparelho ou olhando no espaço por baixo da bateria ou mesmo nos manuais que são entregues junto com o smartphone.

Só com este código é possível inutilizar de uma vez por todas o celular e transformá-lo em um peso de papel ou dificultar para que o meliante tenha que tentar vendê-lo só as partes, o que dará muito mais trabalho. E, convenhamos, isso o que é essa gente menos quer.