quarta-feira, 29 de abril de 2015

Novos residentes em saúde participam de oficina sobre territorialização em Acopiara

Aconteceu nesta quarta-feira (29), no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos, a oficina de planejamento participativo Conhecendo o Território, promovida pela Prefeitura de Acopiara, através da Secretaria da Saúde, objetivando elencar prioridades para as estratégias de intervenção dos Residentes Multiprofissionais em Saúde.

A coordenadora da Atenção Básica, Patrícia Guedes, lembrou que são 11 profissionais de qualidade e selecionados para prestar este excelente serviço à população. “Médicos, enfermeiros, servidores e população juntos aos residentes somam melhorias ao tratamento da saúde acopiarense que, com esta nova turma, também tem equipes na zona rural dando suporte no atendimento fundamental das unidades de saúde”.

O conhecimento do território, pelos residentes multiprofissionais, tem possibilitado a problematização do conceito ampliado de saúde com a equipe a partir dos casos concretos.

O residente Tiago Fernandes expressou que ser profissional de saúde é acordar todos os dias com um novo desafio. “Essa oportunidade de adentrar ao território nos mostra a necessidade da população e suas fragilidades apontando o trabalho a ser feito. Isso é possível porque contamos com o apoio do Município e dos preceptores e servidores da Secretaria da Saúde”.

No processo de territorialização os residentes podem fomentar um novo olhar das equipes de Saúde da Família sobre seu território. A confecção, por parte dos residentes, do diagnóstico situacional do território demonstra uma excelente ferramenta de vinculação com as demais equipes para planejar ações com base no território e incentivar momentos de educação permanente dos profissionais. A oficina contou com a participação da Banda de Música Eduardo Gurgel Valente e profissionais de saúde.

Prefeitura de Acopiara
Assessoria de Comunicação