segunda-feira, 13 de abril de 2015

Grande colisão espacial pode ter dado origem à Lua

São Paulo – Uma nova pesquisa de cientistas israelenses reforça a teoria de que a Lua nasceu do choque entre a Terra e outro planeta gêmeo. A teoria nasceu na década de 70, mas sempre teve um problema grande.

A composição química da Terra é extremamente similar à da Lua. Logo, ela deve ser uma mistura da Terra com o segundo planeta. Como seria possível então ser uma mistura se a Terra e o seu satélite são tão similares?

De acordo com cálculos anteriores, a chance de a Terra se chocar com outro planeta com composição similar era de cerca de 1%. Ao comparar a composição química da Terra com os demais planetas do Sistema Solar, se percebe quão improvável é isso. A composição do nosso planeta e dos demais é muito diferente.

Mas novos cálculos mostram uma diferente perspectiva. Os cálculos foram gerados por estudos de pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Israel em parceria com o Laboratório de Astrofísica de Bordeaux, da França.

Trabalhando com simulações de movimentos do nosso sistema na época do impacto, os cientistas encontraram uma nova probabilidade de que o planeta que colidiu com a Terra seja de composição similar.

Ao contrário do 1% que se acreditava antes, os cientistas chegaram à conclusão de que havia uma chance de 20% de que a composição da Terra e do segundo planeta fosse similar. Ou seja, uma probabilidade muito mais alta.

O trabalho detalhando os cálculos e a pesquisa foi publicado na revista científica Nature.

Com isso, a teoria ganha força. É claro que ela ainda não é absoluta, mas com os novos números, as chances de que ela seja a real causa do surgimento da Lua aumentam.