sexta-feira, 24 de abril de 2015

Dia de festa marca lançamento do Programa Educação Para Todos em Acopiara





Com um grande investimento aplicado na área educacional do município, a Prefeitura de Acopiara, através da Secretaria da Educação, lançou nesta quinta-feira (23), o Programa Educação Para Todos que reúne obras e ações de infraestrutura, projetos pedagógicos e formação de professores que buscam um caminho de oportunidades e aprendizagens para todas as crianças do município.

O evento aconteceu na Praça da Matriz com a participação de todas as escolas municipais num dia inteiro de apresentações culturais, teatro, dança e shows musicais. Foram expostos e entregues centenas de bens permanentes para as escolas como 1125 cadeiras universitárias, 477 conjuntos de mesas e cadeiras infantis, 12 centrais de ar, 8 mesas de pebolim, futebol de botão e ping-pong, 9 freezers, 10 bebedouros, 2 data show, 15 refeitórios, 60 conjuntos do professor, 6 geláguas, 2 camas elásticas, 1 biblioteca móvel, 10 fogões industriais, 10 geladeiras, 115 ventiladores, 5 liquidificadores industriais, 4 piscinas de bolinha, 25 armários de aço, 10 estantes de aço, 2 cozinhas de brinquedo, 2 teatro de fantoche, 5 arquivos em aço, 8 quadros brancos, 5 aparelhos de DVD, 1 laboratório completo, além de vários outros bens já a disposição dos alunos e professores nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

A secretária da Educação, professora Luiza Aurélia, lembrou da sensibilidade do prefeito Dr. Vilmar pela educação. “É bom quando temos um gestor que gosta de servir ao povo intensamente em ações, compromisso e responsabilidade em todas as áreas. Apesar de não ser professor, você tem nos ensinado a sermos humildes e fazer o melhor para o povo de Acopiara”. Luiza ainda ressaltou que com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb 40 e Fundo Municipal de Educação - FME, o Programa já acontece desde 2013 com a valorização dos professores com reajuste salarial, progressão horizontal e ampliação definitiva, cursos e capacitações, mestrado em gestão escolar, reformas e ampliação das escolas, construção de ginásios poliesportivos cobertos entregando material esportivo e recreativo, climatização de laboratórios de informática, auditórios, revitalização das bibliotecas, construção do Instituto Federal do Ceará – IFCE, programas e projetos como Nas Ondas da Leitura, Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD, Jovem Bombeiro Voluntário, Mais Educação e Música na Escola, simulados anuais, salas de recursos multifuncionais, laboratórios de ciências, transporte universitário, mobiliário escolar, construção de creche, material didático, entre outros.

Monica Maria que está frente da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação - CREDE 16ª, evidenciou que é importante participar de momentos como o lançamento do Educação Para Todos de Acopiara. “Aqui nos sentimos próximos da realidade do município com esse envolvimento de todos nas ações voltadas para educação. Num momento em que o investimento em educação é penalizado no Brasil, percebemos que Acopiara faz diferente e aplica recursos para nesta área. Isso é motivo de alegria e nos sentimos energizados com este exemplo para enfrentar os desafios que possam vir pela frente”.

O prefeito Dr. Vilmar disse estar feliz por saber que o investimento feito hoje breve dará o melhor resultado possível. “A Lei diz que temos que investir 25% na área educacional, só que em Acopiara investimos 32% e está aí um grande salto que a educação acopiarense já deu. A exemplo de meu pai que proporcionou estudo aos filhos, tenho comigo ,que estou a frente desta grande casa que é a nossa cidade, a obrigação de fazer com cada criança que vejo aqui o mesmo, deixando o conhecimento e o saber como um bem que ninguém tira de nós”.

Todas as ações vêm fazendo com que a educação no município melhore consideravelmente em sua qualidade. Também participaram do evento a gerente regional do Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC, Adriana Bezerra, líder do governo na Câmara, Simone Félix, vereadores Ronaldo Moraes e Eduardo Gaspar, coordenadores, diretores, professores e pais de alunos.

Prefeitura de Acopiara
Assessoria de Comunicação