quarta-feira, 29 de abril de 2015

Ceará e Bahia decidem título do Nordestão

Chegou a hora da decisão. Hoje, às 22h, no Castelão, Ceará e Bahia duelam pela segunda partida da final da Copa do Nordeste. No confronto de ida, na semana passada, o Vozão derrotou o Tricolor de Aço por 1×0, na Arena Fonte Nova. Basta um empate para os alvinegros conquistarem pela primeira vez o título regional. Aos baianos, só a vitória interessa. Um novo 1×0, desta vez para o Bahia, leva o duelo para as penalidades.

As duas equipes chegam para a final após tropeços em seus respectivos jogos de ida pelas finais dos estaduais. No Baiano, o Vitória da Conquista atropelou o Bahia e venceu o jogo de ida por 3×0, no Lomanto Júnior. O Vozão começou com o pé esquerdo ao perder para o Fortaleza por 2×1, no Castelão. Inícios ruins nos torneios locais que mexeram com a confiança dos atletas, mas o foco agora está voltado apenas para o Nordestão.

O técnico do Bahia, Sérgio Soares, é um velho conhecido da torcida do Ceará. Ele comandou o Vozão entre 2013 e 2014. Ao todo, foram 88 jogos, com 45 vitórias, 24 empates e 19 derrotas, conquistando o campeonato cearense do ano passado. Para o confronto, o treinador não poderá contar com o lateral-esquerdo Patric. O jogador foi suspenso por quatro jogos pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por conta de um carrinho que fraturou o atacante Alvinho, do Campinense, em jogo válido ainda pelas quartas de final do certame. No gol, a tendência é que Jean continue entre os titulares, apesar da falha cometida no primeiro jogo da decisão.

O Ceará também terá desfalques para o confronto. O atacante Marinho recebeu o terceiro amarelo e está suspenso. Wescley deve ganhar uma chance entre os titulares. Outra ausência será a do meia Ricardinho. O atleta deixou o gramado do Castelão, no último fim de semana, reclamando de dores abdominais, precisando ser socorrido às pressas para um hospital de Fortaleza. Marcos Aurélio e Robinho são as opções do técnico Silas Pereira para substituí-lo.

Além do título regional, a final também terá uma disputa direta pela artilharia da competição. Magno Alves, do Ceará, e Kieza, do Bahia, estão com cinco gols cada. O primeiro teve uma breve passagem pelo Sport, mas deixou o clube sem repetir o mesmo sucesso conquistado no Vozão. O outro foi ídolo do Náutico nas duas passagens que teve, sendo o artilheiro da Série B de 2011, com 22 gols. O artilheiro do Nordestão é o centroavante Max, do América/RN, com seis gols.