segunda-feira, 20 de abril de 2015

Acopiara de olhos abertos para inclusão escolar de alunos com deficiência visual

 
Atualmente em Acopiara, a Prefeitura, através da Secretaria da Educação, oferece na EEF Padre João Antonio o Atendimento Educacional Especializado – AEE, realizado em sala de recursos multifuncionais que auxiliam o ensino de alunos com deficiência visual. O desenvolvimento das estratégias de aprendizagem é centrado num novo fazer pedagógico que favorece a construção de conhecimentos pelos alunos, auxiliando para que desenvolvam o currículo e participem da vida escolar.

São 7 alunos, sendo 3 com baixa visão e 4 com deficiência visual total, assistidos pelas professoras Glória Piancó e Eloíde Ferreira, que diariamente recebem aulas de braile e demais disciplinas normais do ensino fundamental, além de orientação e mobilidade, aumentando o nível de escolaridade junto a atividades de complementação curricular.

A aluna Maria Fernandes, Leidinha, residente no sítio Quebra, fala com alegria e sabedoria. “Nós somos bem tradados por todos. Começamos do zero no braile e hoje, graças a Deus, falta apenas uma disciplina para concluirmos o ensino fundamental. Gostaria também de dizer as pessoas e aos jovens que ‘enxergam’, aproveitem a oportunidade e não deixem de estudar. Quantas pessoas têm e não querem. Pra outras como nós o desafio é grande, mas temos a boa vontade e queremos aprender porque tenho certeza que será útil no futuro”.

Felipe José Fernandes disse que deseja cursar faculdade. “Tenho o sonho de ser advogado, ou repórter esportivo. Desde a diretoria até os professores somos respeitados por todos, assim me sinto muito bem porque sou tratado não como deficiente, mas como pessoa normal, tanto que a Escola Pe. João Antonio é minha segunda casa”. Ao ser indagado de como veria o mundo, Felipe foi sucinto. “Deus nos deu uma noção de visão, por incrível que parece, sentimos as imagens ao nosso redor. Quer um exemplo: quando a secretária Luiza Aurélia chegou aqui na sala, eu disse pra ela que os olhos dela são da cor azul. Essa é a nossa maneira de ver o mundo”.

Só pra deixar claro que Felipe tem deficiência visual total e a secretária da Educação, professora Luiza Aurélia, tem olhos azuis.

A sala com recursos multifuncionais é, portanto, um espaço organizado com materiais didáticos, pedagógicos, equipamentos e profissionais com formação para o atendimento às necessidades educacionais especiais. O alunos também contam com o soroban, equipamento para estudo das quatro operações da matemática, reglete, aparelho para escrita em braile, máquina de escrever Perkins, tradicional e mais usada no mundo, e apoio de mesa para alunos de baixa visão.

Prefeitura de Acopiara
Assessoria de Comunicação