quinta-feira, 26 de março de 2015

Prefeito Dr. Vilmar recepciona novos residentes em saúde que atuarão em Acopiara


Levando o Programa Mais Saúde às pessoas e reafirmando o compromisso com a garantia da qualidade dos serviços para reforçar as redes assistenciais em saúde de Acopiara, o prefeito Dr. Vilmar fez questão de participar da recepção aos novos residentes da Escola de Saúde Pública do Estado, em Parceria com a Prefeitura Municipal, numa cerimônia que aconteceu no auditório do Núcleo de Artes, nesta terça-feira (24).

A residência em Acopiara teve início em junho de 2014 com preenchimento de 11 vagas distribuídas na Saúde da Família e Saúde Mental englobando psicologia, serviço social, nutrição, fisioterapia, enfermagem e educação física.

Em entrevista, a secretária da Saúde, Marleuda Gonçalves, disse que os novos residentes não atuarão apenas na sede. “Esse serviço que vocês prestarão na zona rural será importantíssimo para fazer com que a saúde em Acopiara cresça ainda mais”. A residente Laís Sobral da cidade de Mauriti, mostrou que a residência não é só uma experiência profissional. “Com o acolhimento que tive dos acopiarenses estou passando também por um crescimento pessoal, isso pelas potencialidades que a cidade nos oferece”. Edinuzia Mulato, preceptora de campo, comentou que os profissionais residentes proporcionaram um maior número de atendimentos. “São várias especialidades que foram acrescentadas com a residência e os serviços tendem a melhorar com a chegada dos novos profissionais”.

Na segunda turma foi lançado o edital (63/2014) para 12 vagas, no entanto, apenas a vaga de odontologia não foi preenchida.

O assessor Especial, Theognis Florentino, exprimiu que os novos residentes terão a ajuda firme e segura para fazer as mudanças que a população precisa. “Na saúde é constante a carência de cuidados. Muito já se conquistou em Acopiara. Creio que com o trabalho de vocês, Acopiara será edificada com uma residência produtiva dando a oportunidade de cada um de semear nas nossas vidas”.

Os novos residentes darão ênfase na saúde da família e comunidade. Enfermagem: Verônica Jucianna, Valéria Sobreira e Cássia Rodrigues, fisioterapia: Rebeca Andrade, Nutrição: Rayza Rayanne, psicologia: Georgiane Morais e Sabrina Aires, serviço social: Clécia Vanessa e Sueywanni Ribeiro, e educação física: Ana Silvia.

O médico e prefeito Dr. Vilmar, sensível as ações de formação, educação e capacitação, relatou um pouco de sua história como residente. “Sei bem o quanto é importante a qualificação na vida profissional de cada um, tanto que logo após minha formatura fiz duas residências. Peço a vocês que ao desempenharem todo esse trabalho em Acopiara, façam com amor, dedicação e afinco”.

Cada processo seletivo tem duração de dois anos a contar da data de contratação. Os novos residentes atuaram nos distritos de Umari e Isidoro, Moreira de Baixo e Centro de Atenção Psicossocial - CAPS. Para isso, terão apoio e acompanhamento dos preceptores municipais Bráulio Costa, Dennis Braga, Ezequiel Ricarte, Lanna Nathaly, Edna Pereira Alencar, Edinuzia Mulato, Beatriz de Souza e Rejane Gurgel.

Fique sabendo

Neste cenário, os profissionais da saúde necessitam integrar as dimensões biopsicossociais para o cuidado dos indivíduos, famílias e comunidades com novos modos de agir e de interagir com a prática a fim de responder às necessidades de saúde das pessoas em suas diferentes dimensões. Realizam ações de educação em saúde, promoção e prevenção de doenças, atendimentos individuais e coletivos, são parceiros da comunidade nas Unidades de Saúde, planejam prática do território de abrangência, dentre outras atividades com gestantes, idosos, crianças e adolescentes.

Prefeitura de Acopiara
Assessoria de Comunicação