segunda-feira, 30 de março de 2015

Aplicativo do Banco do Brasil transforma smartphones em cartão de débito e crédito

O Banco do Brasil, em parceria com a rede Cielo, lançou no começo da semana um serviço chamado de Ourocard-e, que permite que seus clientes façam pagamentos (tanto débito quanto crédito) através da rede NFC ou de cartões virtuais em seus smartphones. O objetivo desse novo serviço é fazer com que os pagamentos através da rede Cielo aumentem.

O aplicativo necessário para habilitar o novo serviço, chamado também de Ourodard-e, só está disponível para smartphones que rodem o sistema operacional da Google, o Android. Com esse aplicativo o cliente terá uma espécie de cópia do seu cartão físico, mas de forma virtual, em seu aparelho móvel.

Os dados permanecerão em segurança através de uma chave criptográfica. Na hora do pagamento, basta o usuário acionar o cartão virtual no smartphone, selecionar o tipo de pagamento e deixar que o terminal faça a leitura dos dados para só então digitar a senha. O Banco espera assim que o tempo entre a transação de pagamento diminua bastante com o uso do cartão virtual, princialmente porque compras abaixo de R$50,00 nao precisam da digitação da senha.

Vale lembrar que esse serviço é uma espécie de extensão do já existente serviço de compras e-commerce efetuado com cartões virtuais realizado também pelo mesmo Banco. Ele começará visando os clientes que possuem o cartão Ourocard, mas em breve estará também disponível para os que possuem o Elo e talvez para o Ourocard pré-pago.

O Itaú foi outro banco que já lançou o serviço para pagamento via NFC em parceria com a TIM ainda em 2013. Ele já foi lançado, mas ainda não está funcionando a todo vapor como deveria. 

Já nos Estados Unidos e em outros mercados fora do Brasil, contamos com diversos sistemas de pagamento do estilo que já estão começando aos poucos a fazer sucesso, como é o caso do Apple Pay embora esse crescimento esteja acontecendo de forma gradual por lá. Será que aqui isso vai funcionar?