quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

‘IFCE será marco na Educação de Acopiara’, diz prefeito Dr. Vilmar

A população de Acopiara tem visto de perto a importância dispensada pela Prefeitura diante do novo contexto empregado na educação pública. Reforma, ampliação e reconstrução de escolas da Rede Municipal, construção de quadras poliesportivas, investimentos na merenda escolar, capacitação e valorização de professores, incentivo a participação de alunos em projetos e programas como o Educação Para Todos, entre várias outras conquistas, já são diferenciais alcançados e nunca vistos na Terra do Lavrador.

Outra grande obra que marcará a educação no Município será a, já iniciada, edificação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, que cumprirá um papel importante para a promoção de uma nova etapa da educação profissional e tecnológica dos jovens acopiarenses, concretizado por meio do esforço do prefeito Dr. Vilmar junto ao reitor da instituição, Virgílio Araripe, que de público o parabenizou pelo empenho.

No mês de janeiro de 2015, em ato solene, foi colocado o primeiro bloco da obra orçada em aproximadamente R$ 8,5 milhões e teve a ordem de serviço assinada com previsão de conclusão em 12 meses. A unidade terá 4.452m² de área construída para abrigar dois blocos didáticos com dez salas de aula e dez laboratórios, bloco administrativo, auditório para 180 pessoas, biblioteca e área de convivência.

Para o prefeito Dr. Vilmar, ex-aluno do Instituto Federal, à época ainda Escola Técnica do Ceará, a chegada da unidade representa uma mudança significativa para a cidade. “Eu sei o valor que tem essa instituição. Esse é um marco para Acopiara: antes e depois do IFCE”, defendeu. O prefeito ainda disse buscar potencialidades para o desenvolvimento de Acopiara. “Os cursos deverão ser definidos através de audiências públicas e de escuta às representações da sociedade. Nesse sentindo, vamos mobilizar todos os setores para discutir a criação e implantação destes cursos, para que venham atender a vocação econômica da nossa região”.

O Município teve participação importante para a vinda da instituição aplicando todos os esforços necessários. O terreno de 60 mil m² foi doado pela prefeitura de Acopiara, tendo passado por uma avaliação técnica pela equipe da pró-reitoria de Administração e Planejamento do IFCE, onde está em execução o barracão da obra com refeitório, cantina, depósito, banheiros e escritórios, já recebendo quase 40 toneladas de ferro e mais de uma centena de carradas (caçambas) de areia, brita e barro.

Com a implantação do IFCE, os nossos jovens, seus familiares e a economia acopiarense e da região serão beneficiados pelas atividades do Instituto. Além disso, os estudantes terão a oportunidade de terem uma formação tecnológica contextualizada, banhada de conhecimentos, princípios e valores que potencializam a ação humana na busca de caminhos mais dignos de vida.

Prefeitura de Acopiara
Assessoria de Comunicação