terça-feira, 28 de outubro de 2014

Profissionais da saúde participam de curso sobre Chikungunya

Como uma medida preventiva após a confirmação de casos na cidade vizinha, Juazeiro, na Bahia, a Secretaria de Saúde de Petrolina, no Sertão pernambucano, promove um treinamento para médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde da cidade sobre o vírus Chikungunya. A ação começa nesta terça-feira (28), mas também haverá encontros na quarta-feira (29) e nos dias 3, 4 e 11 de novembro.

Os encontros serão realizados no auditório da secretaria, das 8h às 14h, onde os profissionais devem receber instruções sobre sintomas, tratamento, diagnóstico, situação epidemiológica e entomológica no município. O evento é aberto também para profissionais de unidades hospitalares das redes pública e particular.

Sobre o vírus

A Chikungunya é uma doença transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti, o mesmo que transmite a dengue. Para evitar o contágio, a recomendação impedir o acúmulo da água parada.

Os sintomas, que também se assemelham com os da dengue, são febre, mal-estar, dor no corpo e dor de garganta. No entanto, o paciente pode ter dores intensas nas juntas e articulações por longos períodos.

Fonte: G1