A Globo contratou uma empresa para monitorar a rejeição a seus jornalistas nas redes sociais. A empresa vem fornecendo relatórios diários sobre como os telespectadores que assistem TV e, ao mesmo tempo, navegam no Twitter e no Facebook avaliam o desempenho de repórteres e, principalmente, apresentadores de telejornais.
O principal objetivo é detectar quais profissionais estão com problemas de imagem junto a um público que a Globo quer fidelizar. Com a pesquisa, a emissora também quer saber o que o telespectador jovem e antenado acha dela e de suas concorrentes em uma área considerada crucial, o jornalismo.
O monitoramento cobre os telejornais de rede (Bom Dia Brasil, Jornal Hoje, Jornal Nacional e Jornal da Globo) e também os locais de São Paulo. O Notícias da TV apurou que Carlos Tramontina, apresentador do SP TV 2ª Edição, é um dos jornalistas que vem tendo problemas nas redes sociais, de acordo com o monitoramento.
Há duas semanas, ao se confundir sobre a localização de um repórter em uma entrada ao vivo, Tramontina foi bombardeado pelos internautas.
O monitoramento foi contratado após a apresentadora Patrícia Poeta, do Jornal Nacional, aparecer no telejornal fazendo um exercídio de fonoaudiologia, pouco antes da Copa do Mundo, e se tornar um dos assuntos mais falados da web durante dias. A Globo nega que esteja fazendo qualquer monitoramento envolvendo seus jornalistas.
Fonte: Notícias da TV