sábado, 19 de julho de 2014

Eduardo Campos visita exposição

A maior exposição agropecuária do Ceará, a ExpoCrato, transformou-se em palanque político nos últimos dias. Três dos quatro candidatos ao Governo do Estado estiveram ontem no Cariri para fazer campanha no evento. O presidenciável Eduardo Campos e sua vice Marina Silva, do PSB, também passaram pela região. O tucano Aécio Neves chega hoje à noite para a exposição e para uma missa, amanhã, lembrando mais um ano de morte do Padre Cícero Romão.

A deputada Eliane Novais, que concorre ao Executivo cearense, estava no evento ao lado dos colegas de chapa do PSB, Geovana Cartaxo (Senado) e Leonardo Bayma (vice). O senador Eunício Oliveira (PMDB), que disputa a vaga de governador, também esteve na ExpoCrato ontem, acompanhado dos candidatos a vice-governador, Roberto Pessoa (PR), e do senador, Tasso Jereissati (PSDB).

Ainda marcou presença na exposição agropecuária o pleiteante ao Governo Estadual pelo PSOL, Ailton Lopes, acompanhado de candidatos do partido como o vereador João Alfredo, que tenta uma vaga de deputado estadual. Camilo Santana (PT), outro concorrente na disputa pela sucessão estadual, estará no evento do Cariri hoje, juntamente com a vice Izolda Cela e o postulante a senador Mauro Filho, ambos do PROS. Ontem ele passou o dia em Fortaleza, onde participou de uma reunião com representantes do PT da Capital, sem a sua principal liderança, a ex-prefeita Luizianne Lins.

O candidato do PSB a presidência da República, Eduardo Campos, desembarcou ontem no aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, por volta das 17 horas, acompanhado de Maria Silva, para cumprir a primeira agenda oficial de campanha no Ceará. Ambos foram recepcionados pelo presidente do diretório estadual do partido, Sérgio Novais, e pelos candidatos do PSB a disputa majoritária no Estado.

Corpo a corpo

Eduardo e Marina passaram o final da tarde percorrendo o interior da ExpoCrato, onde praticaram corpo a corpo junto ao eleitorado presente no Parque de Exposições. Ainda no aeroporto de Juazeiro, Campos e Marina conversaram com jornalistas.

O pessebista minimizou o resultado da última pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, na qual aparece em terceiro lugar entre os candidatos à Presidência, com apenas 8% das intenções de votos, atrás de Aécio Neves e Dilma Rousseff.

Segundo Campos, a campanha eleitoral, embora no começo, já apresenta prejuízos à candidatura governista. "Nós temos a candidata do Governo em queda, temos a oposição clássica parada, com grau de conhecimento que se assemelha à candidata do Governo e a gente com grau de conhecimento que é de um terço da população", frisa.

O candidato do PSB afirmou que a visita à região do Cariri, além de propiciar um reencontro com familiares, teve a finalidade de discutir problemas do Nordeste, que, segundo ele, se arrepende de ter votado na presidente Dilma.

"O Nordeste se ressente por ter voltado majoritariamente em uma presidenta que não devolveu ao Nordeste a atenção que recebeu e que fica, simplesmente, fazendo terrorismo com a Bolsa Família", disse, reiterando que, caso eleito, ampliará o programa e efetivará projetos ainda necessários na região.

Campos criticou o formato político desenvolvido pelos partidos que nas duas últimas décadas comandaram o país. "Pra fazer o Brasil melhorar é preciso tirar aquela velha política de Brasília (...). A presidenta Dilma se especializou em prometer e não cumprir", asseverou.

Sucessão estadual

Sobre a sucessão estadual, Eduardo Campos tentou encerrar a polêmica sobre a substituição da empresária Nicolle Barbosa pela deputada Eliane Novaes na disputa ao Governo do Estado pelo PSB. Conforme avaliou, a formação dos palanques regionais é um processo já superado internamente pelo partido.

"Agora, nós temos uma candidata que tem história, que tem compromisso com o nosso partido, tem compromisso com as mudanças no Ceará (...). A Nicole tem o nosso respeito, é uma militante que discutiu o desenvolvimento regional, mas o debate interno do partido foi na relação desta chapa que nós oferecemos, com a Eliane candidata ao Governo do Estado", explicou.