sexta-feira, 6 de junho de 2014

Maioria de acordo: Thiago Silva foi aceito como capitão por 15 colegas

Quem é o nome mais indicado para ser o capitão na Copa do Mundo? Foi essa uma das perguntas que a psicóloga Regina Brandão fez nas entrevistas individuais com os 23 jogadores da seleção brasileira, na semana passada. A maioria respondeu Thiago Silva, confirmando o que pensava Luiz Felipe Scolari.

"Ele tem liderança, uma forma de liderar que é muito bem aceita, muito bem vista pelos colegas", disse o treinador, nesta quinta-feira, um dia depois de o próprio zagueiro explicar o porquê de usar a braçadeira.

"Faz parte da minha vida. Até mesmo em casa, eu me sinto um capitão. A última palavra é sempre a minha, é sempre 'ok'", brincou o jogador do Paris Saint-Germain, um dos defensores mais caros do mundo - agora atrás de David Luiz, seu parceiro de Seleção e que o será também no clube.

"Ele sabe comandar um grupo e também tem uma liderança técnica", respondeu por ele, Felipão. "As qualidades técnicas dele o fazem ser um dos melhores zagueiros do mundo, e ele aplica as virtudes dele nos momentos em que a gente precisa. Por isso é que fiz a escolha do Thiago como nosso capitão, embora eu tenha mais jogadores com grande qualidade para a função".

Outros três atletas foram nomeados líderes por Felipão para conversar não somente com o restante do grupo, mas também fazer cobranças para a arbitragem, durante os jogos da Copa. São eles o goleiro Júlio César, o zagueiro David Luiz e o atacante Fred. O quarteto tem liberdade absoluta para representar o treinador dentro das quatro linhas.

Além de confirmar Thiago Silva como capitão, o trabalho de Regina Brandão - auxiliada por outras duas psicólogas - serviu para entender algumas necessidades do elenco.

"Olhamos todos os dados e passamos a trabalhar um pouquinho diferente com A, B e C. Sigo o que cada um precisa, foco, carinho. Isso vai fazer com que tenhamos um grupo mais equilibrado", esclareceu.