quinta-feira, 26 de junho de 2014

Governador Cid Gomes preside formatura de 362 novos inspetores da Polícia Civil

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e suas vinculadas, a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) e a Polícia Civil do Ceará (PCCE), realiza a cerimônia de posse de 362 inspetores de 1ª classe da Polícia Civil, que foram aprovados no Curso de Formação Profissional da Corporação. A solenidade acontece nesta quinta-feira (26), às 09 horas, no Centro de Eventos do Ceará (CEC), e será presidida pelo governador Cid Gomes.

O Curso de Formação Profissional ocorreu entre os meses de julho e dezembro do ano passado, com duração de cinco meses e carga horária de 700 horas/aula de atividades regulares e mais 50 horas/aulas complementares, do Curso de Condutores de Veículos de Emergência. Entre disciplinas práticas e teóricas, formatadas com base na Matriz Curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (SENASP/MJ). Os alunos tiveram aulas de Fundamentos de Direitos Humanos, Sistema de Segurança no Brasil, Fundamentos da Sociologia da Violência, Gerenciamento de Crises, Mediação de Conflitos, Investigação Criminal, Inteligência Policial, Análises Criminal, Defesa Pessoal, Tiro Policial Defensivo, entre outras.

Os novos inspetores reforçarão o quadro efetivo da corporação nas diversas delegacias do Estado.

Concursos

Essa é a segunda turma de formação de novos policiais contemplados no último concurso para a Polícia Civil lançado no final de 2011. A primeira turma do CFP da AESP para a Polícia Civil formou 614 inspetores de 1ª classe que já estão atuando na Capital e nos municípios do interior do Estado.

Em maio deste ano, o Governador Cid Gomes autorizou a abertura de mais um concurso público para a contratação de 763 novos policiais civis, sendo 168 delegados, 336 escrivães e 259 inspetores, que fortalecerão o trabalho realizado pela segurança pública do Estado, dando continuidade a implementação do “Programa em Defesa da Vida”.