sábado, 28 de junho de 2014

Ceará bate recorde de vacinação contra a febre aftosa

294,5% do rebanho cearense foi vacinado no Ceará. Este é o resultado oficial da primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, realizada durante todo o mês de maio. Os números foram apresentados durante entrevista coletiva na tarde da última quinta-feira (26). Além dos animais, mais de 88% das propriedades rurais do Ceará estão imunizadas.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, as metas superam o que é determinado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). “A vacinação do rebanho é fundamental para que o Ceará mantenha o título de zona livre internacional de febre aftosa com vacinação e possa comercializar os seus produtos para todo o Brasil e para o exterior”, afirmou.

O presidente da Agência de Defesa Agropecuária, Augusto Júnior, destacou que 17 municípios cearenses conseguiram 100% de vacinação do rebanho e este número representa um recorde em todas as campanhas realizadas até agora. “Em novembro haverá uma outra campanha de vacinação e os produtores devem continuar vacinando e a ADAGRI vai continuar realizando os trabalhos de fiscalização do trânsito animal e dos eventos agropecuários”, afirmou.

Nelson Martins voltou a ressaltar a parceria do Estado do Ceará com os movimentos sociais, produtores rurais, Ematerce, imprensa e Prefeituras Municipais para que o Ceará que foi fundamental para o Ceará conquistar o status de zona livre de febre aftosa sempre se mantenha com este título.

* Com informações da SDA