segunda-feira, 28 de abril de 2014

Faustão garante que não é racista após polêmica com dançarina da Anitta

Na noite deste domingo (27), Fausto Silva, 63, esclareceu a polêmica que se envolveu depois de comentar no programa da última semana que uma das dançarinas de Anitta, 21, tinha "cabelo vassoura de bruxa".

O apresentador desabafou e garantiu que não é racista. "Brinquei falando que o cabelo era estilo 'vassoura de bruxa' porque era um cabelão vermelho. Algumas pessoas que querem transformar a internet em penico começam a achar que aquilo foi racismo. Absolutamente. Até porque ninguém mais do que eu, ao longo desses últimos 30 anos, fala quase todo domingo que caráter, competência e talento não têm nada a ver com a cor da pele, orientação sexual, opção religiosa, ter ou não ter dinheiro ou partido político", declarou.

O global também reforçou que costuma brincar com as dançarinas negras de seu programa e que mais da metade da equipe que trabalha com ele é formada por negros. "Trabalha comigo gente da raça negra. Gente com 10, 20 anos [de Globo]. Acha que se eu tivesse esse comportamento essa gente estaria comigo?".

Faustão finalizou seu discurso citando o humorista Fábio Porchat, 30, e disse que o Brasil "está perdendo a graça". "Esse país já está perdendo a graça, a alegria por muitos problemas sérios. Então não vem fazer palhaçada por coisa que não tem", disparou o artista.

Logo após o ocorrido com Faustão há uma semana, a dançarina Arielle Macedo escreveu nas redes sociais: "Se me ofendi? Claro. Apelidos são o que mais recebo por aí. O cabelo é meu, a vida é minha e me acho linda. Isso é o mais importante! Não me deixo oprimir por nada e nem pela opinião de ninguém". Depois, ela apagou a publicação.

Em nota, a Globo ressaltou o jeito brincalhão de Faustão. "O apresentador sempre foi conhecido pelo seu bom humor e sua irreverência. Durante todos esses anos, seu programa ajudou a divulgar campanhas e ações pautadas na ética, na promoção e no respeito à diversidade. E sempre repudiou qualquer ato de racismo ou discriminação".