quinta-feira, 17 de abril de 2014

Chuvas banham Iguatu, Quixelô e Acopiara

Boas chuvas voltaram a banhar  municípios da região Centro-Sul. De acordo com boletim da Funceme, choveu na manhã de hoje, 17, em Quixelô (45 mm), Iguatu (39 mm) e Acopiara (35 mm).

A terra está bem molhada e as precipitações favorecem a produção agrícola e a formação de pastagem nativa para o rebanho.

A Funceme previa chuvas bem abaixo da média para a região Centro-Sul, mas a realidade está diferente, com precipitações dentro ou acima da média histórica para o período.

                                                  Previsão é de feriadão com chuva no Ceará

No que depender da previsão da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), o cearense terá bons motivos para se animar até o dia 21 de abril. Além do feriado prolongado, que une a Semana Santa ao Dia de Tiradentes, a previsão é de chuva na Região Centro-Norte do Ceará e possibilidade de precipitações isoladas nas demais regiões.

Conforme a meteorologista Dayse Moraes, a Zona de Convergência Intertropical – um dos mais importantes sistemas meteorológicos atuando nos trópicos – deverá ficar próxima ao Estado, favorecendo as chuvas. “Os modelos mostram que esse sistema não oscilará muito, mantendo-se, na maior parte do tempo, próxima ao Ceará. Somente entre sexta-feira e sábado, ele se desloca, diminuindo a intensidade das chuvas, mas, no domingo, tende a aproximar-se novamente, favorecendo as precipitações”, esclarece.

Conforme a Fundação, para hoje e segunda-feira (21) a previsão é de chuva na parte Centro-Norte e possibilidade de precipitações isoladas nas demais regiões. Para amanhã e sábado (19), a expectativa é de chuvas menos intensas e isoladas em todas as regiões cearenses.

Para reforçar o atendimento, a Defesa Civil de Fortaleza vai manter equipe de plantão 24 horas durante todo o feriadão, entre os dias 18 a 21 de abril. O objetivo é prestar socorro e assistência às famílias em situação de vulnerabilidade e preservar a integridade da população.

O órgão esclarece ainda que o Núcleo de Assistência e Emergência da Defesa Civil emitirá Boletim de Ocorrência com informações atualizadas, caso as chuvas se intensifiquem durante o período.

Para quem vai ficar em Fortaleza e estiver programando um passeio de metrô, que opera em fase de teste, o horário de funcionamento da Linha Sul (Fortaleza-Pacatuba) será de 8h às 12h de segunda a sexta-feira, a Linha Oeste (Fortaleza-Caucaia), de 5h30 às 20h25de segunda a sábado, e o Metrô do Cariri (Juazeiro do Norte - Crato), de 6h às 19h, de segunda a sexta e 6h às 14h aos sábados.