domingo, 30 de março de 2014

Funceme registra chuva em 36 municípios neste domingo (30)

Foram registradas chuvas em 36 municípios do Ceará até as 8h10 deste domingo (30). De acordo com o boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a cidade Missão Velha, na região Cariri do Estado, obteve a maior precipitação, com 38.6 mm, seguido de Limoeiro do Norte (30.6 mm), Quixeramobim (24 mm), Acarape (20 mm), Solonopole (19 mm) e Morada Nova (18.7 mm).

Segundo a Funceme, a previsão é que haja nebulosidade com chuvas ocasionais em várias regiões do Ceará. A proximidade de um ramo da Zona Norte de Convergência Intertropical (ZCIT) poderá deixar o céu parcialmente nublado ao longo do dia. 

Para a segunda-feira (31), a previsão é de um ambiente favorável para chuvas em todo o Estado. A instabilidade atmosférica deve aumentar no decorrer do dia devido à proximidade de um ramo da ZCIT sobre o Nordeste. 

Preocupação com a seca

As baixas precipitações e a possível seca de 2015 preocupam o Ceará, que não teve recarga suficiente de reservatórios de médio e grande porte.

Segundo novo prognóstico da Funceme divulgado na última quinta-feira (27), o Estado deve ficar abaixo da média histórica de chuvas no trimestre de abril a junho, entre a Região Central ao Sul do Ceará.