terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Prefeitura de Acopiara promove Semana de Combate à Hanseníase

A Prefeitura de Acopiara, através da Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, promove até esta quinta-feira (20), uma semana de campanha para marcar o combate e prevenção a hanseníase.

Várias ações acontecem no município em todas as Unidades Básicas de Saúde (PSF's), onde os profissionais solicitarão exames e realizarão avaliações médicas em casos de pacientes suspeitos, com consulta totalmente sigilosa. Especialmente nesta quarta-feira (19), todos os postos de saúde terão um dia dedicado exclusivamente a hanseníase oferecendo informações sobre a doença, atendimentos, encaminhamentos e orientações.

De acordo com o prefeito Dr. Vilmar, que também é médico, as ações de prevenção e combate à doença serão contínuas no município, com o objetivo de aumentar a captação de casos suspeitos e promover a sensibilização para a importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado.

Quinta-feira (20), será um dia dedicado as escolas com palestras no Liceu e no Alfredo Nunes a partir das 9h da manhã.

A doença

A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa que atinge principalmente a pele e os nervos, podendo afetar a face, os braços, as pernas, as mãos e os pés. Se não for tratada, pode causar incapacidade, lesões ou deformidades nas mãos, nos pés, no nariz, nas orelhas ou nos olhos. A doença pode atingir homens e mulheres, adultos e crianças. O contágio se dá por meio do contato direto de uma pessoa doente não tratada, através da respiração. Entre os sinais e sintomas da doença estão o aparecimento de manchas esbranquiçadas ou avermelhadas, manchas dormentes (com diminuição de sensibilidade), dormência nos pés e caroços avermelhados ou castanhos.

Prefeitura de Acopiara
Assessoria de Comunicação