A probabilidade de a quadra chuvosa ficar abaixo da média no Ceará é de 40%, mesmo percentual de chance de chover em torno da média. A previsão climática para os meses de março, abril e maio foi anunciada nesta segunda-feira (24) pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
De acordo com a Funceme, o novo prognóstico mostra uma leve melhora na quadra chuvosa, mas ainda não dá segurança para o Estado. A fundação revela a situação ainda é preocupante no Ceará, pois em janeiro todas as regiões do Ceará registraram chuvas abaixo da média e em fevereiro só na Região do Cariri houve precipitações em torno da média.
Ainda conforme a previsão divulgada nesta segunda-feira, a chance de a quadra chuvosa ficar acima da média, neste período de 2014, é de apenas 20%. O prognóstico mostra a tendência de chuvas e é importante para nortear as ações do governo que são impactadas pelo regime de precipitações.
Nelson Martins, titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), afirma que as ações de combate a seca continuarão em todo o Estado. As maiores preocupações são com o nível dos reservatórios hídricos e com a agricultura.
Para chegar à previsão, a Funceme, juntamente com outros centros nacionais e internacionais, usou dados oceânicos e atmosféricos para avaliar como será o período chuvoso nos próximos três meses.
Quadra chuvosa abaixo da média era esperada em janeiro
Na primeira previsão de 2014, a Funceme divulgou que havia 40% de chance da quadra chuvosa ficar abaixo da média. Conforme a avaliação anunciada em janeiro deste ano, a probabilidade de chover acima da média era de apenas 25%, contra 35% de permanecer dentro da média.