sábado, 14 de dezembro de 2013

'Intuição' de mãe salva família de deslizamento de encosta no RJ

A chuva contínua que vem castigando vários municípios do Estado do Rio de Janeiro provocou mais um estrago nesta sexta-feira. Uma pedra rolou de uma encosta na rodovia RJ-116 e destruiu uma casa no bairro Theodoro de Oliveira, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. Apesar do susto, ninguém se feriu.

O forte barulho fez com que a moradora Mariléa Bom Chuab saísse para verificar o que acontecia do lado de fora. Sua "intuição" fez com que ela levasse a filha de 3 anos no colo e despertasse os outros dois que dormiam para irem com ela. Segundos após a família deixar a casa, uma enorme pedra desprendeu-se de uma encosta e caiu sobre a residência de Mariléa, destruindo tudo.

"Saímos correndo e logo a casa caiu. Eu ia abrir a porta para ver o que era, mas parece que algo me tocou e fez com que eu pegasse meus filhos e fugisse. Foi um milagre sairmos dali", disse ela na manhã desta sexta-feira, ainda perplexa ao ver sua casa e todos os seus pertences debaixo de escombros. Sem ter para onde ir, Mariléia e os filhos passaram a madrugada amparados por vizinhos. Muitos deles estão apreensivos com a ocorrência de novos deslizamentos no local.

Nesta sexta, a prefeitura de Nova Friburgo anunciou que iria providenciar um abrigo para a família, possivelmente numa escola ou creche municipal próxima e disponibilizar colchonetes, roupas e cestas básicas. Além disso, fará sua inclusão no projeto aluguel social ou cadastro no programa de habitação popular do governo do Estado.

De acordo com a Defesa Civil da cidade, chovia com pouca intensidade no momento do deslizamento, mas o solo bastante encharcado devido às chuvas dos últimos dias pode ter facilitado o escorregamento da encosta. O órgão interditou uma casa vizinha à de Mariléa devido à possibilidade de novos deslizamentos no local. As famílias foram deslocadas para residências de amigos e parentes.