sábado, 30 de novembro de 2013

O vereador delivery: Periquito do Gás alterna o trabalho na Câmara com a entrega de compras de supermercado Marina Navarro Lins

Em 47 anos de vida, Francisco Carlos de Azevedo teve uma vasta coleção de empregos: foi balconista, gari, metalúrgico, varreu trilhos de trem, entregou gás e capinou o gramado da Prefeitura de Paracambi. No ano passado, Periquito do Gás trocou o Poder Executivo pela Câmara dos Vereadores. Nem por isso abandonou seu atual serviço, o de entregador de compras de um mercado.

- Continuo nesta função para ter contato com as pessoas e saber do que elas precisam. Além disso, o trabalho dá uma boa fama. Minha campanha foi feita durante as entregas, com um megafone na mão - lembra o vereador do PDT.

Com sua moto e um reboque emprestado, Periquito faz cerca de oito entregas por dia. Ele passa seu tempo no mercado e dá uma fugidinha à tarde para resolver as pendências do gabinete. Quando não está lá, suas assessoras - “as meninas” - ficam responsáveis por chamá-lo a qualquer momento.

Eleito com 499 votos, Periquito ainda não fez um projeto de lei. Seu objetivo é propor a construção de uma passarela sobre a linha férrea, mas só em 2014. Por enquanto, ele atende a população e dá um empurrãozinho para resolver seus problemas.

- Ajudo as pessoas a marcarem exames, agilizo a cobertura de buracos e a coleta de lixo. Decidi virar vereador para cuidar da cidade e já penso em tentar a reeleição - adianta.

O mineiro Francisco Carlos completou apenas o ensino fundamental. Quando era pequeno, chorava toda vez que sua mãe o deixava na escola. Para acalmar o aluno, a professora deu de presente um periquito - daí o apelido. Nos fins de semana, Periquito do Gás prefere ficar em casa:

- Só saio quando vem o pagamento.