Fernanda Montenegro ganhou na noite de segunda-feira (26) em Nova York o prêmio Emmy Internacional na categoria de melhor performance feminina por seu papel como Dona Picucha no especial de fim de ano da TV Globo “Doce de Mãe”, na 41ª edição da premiação.
A atriz ficou conhecida internacionalmente por seu trabalho no filme “Central do Brasil”, de 1999, e se tornou a primeira brasileira indicada ao Oscar.
No especial de fim de ano “Doce de Mãe”, Fernanda interpreta uma senhora de 85 anos que anuncia para seus quatro filhos que quer se casar. ”Gostaria de dividir este Emmy com meus queridos diretores, Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado, e com todo o elenco, meus amigos, maravilhosos e estupendos atores do Brasil. Muito obrigado”, disse a atriz visivelmente emocionada, usando um elegante vestido preto de veludo.
Fernanda concorreu com a chinesa Li Sun, por “The Back Palace: Legend of Zhen Huan”; com a britânica Sheridan Smith, por “Mrs. Biggs”; e com Lotta Tejle, da Suécia, por “30 Degrees in February”. Fernanda já foi vencedora do Urso de Prata do Festival de Cinema de Berlim, da Concha de Prata do Festival de San Sebastián e do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, entre outros.