quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Várzea Alegre sobe 35 posições no ranking do IDH estadual

Os investimentos realizados no município de Várzea Alegre, entre os anos 2000 e 2010, refletiram na melhora significativa do ranking do IDH - Índice de Desenvolvimento Humano, publicado pelo PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. A pesquisa foi publicada no dia 29 de julho de 2013 e indica que Várzea Alegre avançou 35 posições no ranking estadual, subindo da 86ª posição no ano 2000, para a 51ª, em 2010.

O IDH avalia três aspectos: a renda da população, a longevidade média (que é a expectativa de vida) e a educação. São estes aspectos que definem se o desenvolvimento humano de um município é alto, médio ou baixo.

No Estado do Ceará, apenas quatro municípios têm IDH alto: Fortaleza, Sobral, Crato e Eusébio. Várzea Alegre está entre os que apresentam IDH médio, entre 131 municípios. Os que têm IDH baixo, são 49 cidades, entre os quais, Acopiara.

Fazendo uma comparação com outros municípios da região, como por exemplo, Cedro - que em 2000 tinha um IDH superior ao de Várzea Alegre - é possível constatar o crescimento deste município, que em 2010 apresentou um IDH superior ao de Cedro.

Para o advogado Maurício Bezerra, que analisou os dados do PNUD, “o que fez melhorar o IDH de Várzea Alegre foi o crescimento econômico, que trouxe uma melhor distribuição de renda, além dos indicadores da educação terem melhorado bastante, pois houve uma universalização neste setor nos últimos anos”.

O prefeito Vanderlei Freire recebeu a notícia do avanço do IDH de Várzea Alegre com satisfação. “O avanço do IDH serve como estímulo para a nossa administração, porque vemos o quanto é importante o investimento em setores como geração de emprego e renda, saúde, qualidade de vida e educação. Esperamos contribuir para que a nossa cidade suba cada vez mais no ranking do IDH nos próximos anos. Não mediremos esforços para que isso aconteça” - disse o prefeito.

Assessoria de Imprensa