Foi realizado nestes dias 19 e 20/09, na Escola de Gestão Pública (EGP), em Fortaleza, capacitação oferecida pelo Governo do Estado, por meio da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), com oficinas e orientações gerais para o desenvolvimento de um plano de trabalho de acesso ao Cinturão Digital (CDC). A Prefeitura de Acopiara enviou dois assessores, Johnny Pereira e Maria Simone, que representaram o município.
O prefeito de Acopiara, Dr. Vilmar, aponta que o município vai aderir a essa tecnologia de acesso banda larga a internet. "Interatividade e conectividade está em tudo hoje em dia, vamos desenvolver novos projetos que criem um ambiente que favoreça o fortalecimento da interação entre a gestão municipal e o cidadão, para isso a inclusão digital (internet) é fundamental", explicou Dr. Vilmar.
O município de Acopiara tem a vantagem de possuir "armário" com cabo de fibra ótica que facilita o transporte de dados por meio do CDC para a prefeitura, e assim, distribuir a órgãos públicos, secretarias, escolas, hospitais, postos de saúde, praças, etc. O CDC é atualmente a maior rede de banda larga pública do País com uma infraestrutura de 3.000 Km de cabos de fibra óptica.
Vale lembrar que o excedente de banda (internet) poderá ser aplicado no fornecimento de acesso diretamente à população. A prefeitura, em conjunto com provedores regionais, deve implantar internet em praças públicas com acesso gratuito e, caso forneça acesso à população, deve ser implantado o Plano Básico de internet em residências com o preço mensal máximo de R$29,00.
Prefeitura de Acopiara Assessoria de Comunicação