A seleção brasileira feminina de vôlei garantiu pela nona vez o título do Grand Prix. Neste domingo (1º), o Brasil venceu a China por 3 sets a 0 (25/15, 25/14 e 25/20), em 1h13 de jogo, no Japão. O time terminou a fase final invicto. Foram cinco jogos, cinco vitórias e nenhum set perdido.
Com a vitória no segundo set do confronto com as chinesas, as brasileiras já haviam garantido o título, mesmo assim, o Brasil manteve o ritmo e fechou o jogo por 3 sets a 0.
“O Grand Prix é uma competição cansativa, mas estou feliz pelo trabalho bem feito e pelo título. Vencemos todos os jogos na fase final por 3 sets a 0. Sabíamos que tínhamos que ganhar o jogo. Quando acabou o segundo set, vibramos um pouco, mas o Zé Roberto pediu concentração para fecharmos a partida. O terceiro set foi difícil, mas deu tudo certo”, comemorou a levantadora Dani Lins.
A levantadora foi eleita a melhor jogadora do duelo. Na partida, a oposto Sheilla foi a maior pontuadora do confronto com 18 acertos. “A China mudou o time para jogar contra nós, mas nos adaptamos e vencemos o jogo. Cumprimos o nosso papel”, afirmou a oposto, que ainda fez uma análise da sua atuação individual. “Acho que estou aos poucos voltando a minha forma. Foi bom que voltei a jogar bem na fase final. Estou feliz pela atuação do time inteiro. Tivemos muita maturidade na etapa decisiva”.
Para o treinador José Roberto Guimarães, tricampeão olímpico, um dos segredos das vitórias do voleibol brasileiro é a mescla entre jogadoras novas e experientes.
“É importante encontrar atletas como a Gabi, a Natália e a Tandara para esse movimento do voleibol brasileiro continuar. Precisamos sustentar esse trabalho. A mescla dessas jogadoras com nomes como Sheilla, Fabi, Fabiana e Thaísa, que têm idade para próxima Olimpíada, é muito importante. Temos que dar para o voleibol brasileiro a possibilidade de continuidade para o futuro”, analisou o técnico do Brasil.
O próximo desafio das brasileiras no ano será o Campeonato Sul-Americano, de 16 a 23 de setembro, no Peru. A competição será classificatória para a Copa dos Campeões e Campeonato Mundial de 2014.