O prefeito Dr. Vilmar entrou em contato com o blog para informar que a partir deste mês, mais de 338 mil pessoas em 152 municípios cearenses dos 13 territórios rurais serão atendidas pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Estado do Ceará. Serão investidos R$ 15,27 milhões, advindos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), com uma contrapartida do Estado.
A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), através da Coordenadoria de Desenvolvimento Territorial e Combate à Pobreza Rural (Codet) são responsáveis pela execução do programa no Ceará, comprando alimentos de agricultores familiares e doando-os para pessoas em situação de vulnerabilidade social ou insegurança alimentar, cadastrados na rede sócio-assistencial de cada município.
De acordo com o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, com esta ampliação serão comprados produtos de 3395 agricultores familiares, sendo 40% de mulheres, 40% de pronafianos com DAP’s dos tipos A, AC e D e outros 20% de pronafianos variados. O secretário destacou ainda, que aproximadamente 338.744 pessoas devem receber produtos do PAA, comprado dos agricultores familiares.
O prefeito Dr. Vilmar afirmou que Acopiara foi um dos primeiros a assinar o Termo de Adesão ao programa que vai beneficiar os agricultores produtores do município.
O que é o Programa de Aquisição de Alimentos?
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma das ações do Fome Zero e promove o acesso a alimentos às populações em situação de insegurança alimentar e promove a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar.