O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM – CE) enviou à justiça eleitoral a relação dos gestores com indicação de nota de improbidade administrativa. O prefeito da cidade de Iguatu, principal polo econômico da região centro-sul teve sete indicações. Aderilo Antunes Alcântara Filho (PRB) foi eleito com 30.203 votos, vencendo a candidata do PSB, Mirian Sobreira que recebeu 20.059 votos. Além de Aderilo, outros 20 prefeitos tiveram a mesma indicações - com notas e quantidades distintas.
O gestor teve suas Prestações/Tomadas de Contas de Gestão rejeitadas pelo TCM, por decisão definitiva, como também por Tomadas de Contas Especiais ou Processos de natureza semelhante, instaurados para exame de Atos de Gestão praticados em decorrência da aplicação de recursos públicos, e que tenham sido julgados, por decisão definitiva, pela procedência ou pela procedência parcial, com indicação de nota de improbidade administrativa.
A reportagem tentou contato com o Secretario de Comunicação da prefeitura de Iguatu, José Stepheson Alves de Carvalho, no entanto, não obtivemos sucesso com os contatos fornecidos no site do órgão.
O processo de improbidade administrativa foi protocolado pelo TCM em 04 de Outubro de 2010, dois anos após as contas de Aderilo terem sido rejeitadas. Na época, o então Presidente da Câmara de Vereadores, assumiu o cargo de prefeito por alguns dias, devido às ausências do então prefeito Hildernando Bezerra (eleito também em 1988), e de seu vice.
Com informações do site do Tribunal de Contas do CE.