sábado, 29 de junho de 2013

Neymar e Paulinho concorrem à Bola de Ouro da C. das Confederações

Finalistas da Copa das Confederações, Brasil e Espanha dominam os indicados para a Bola de Ouro da competição. A Fifa divulgou na manhã deste sábado os seis nomes indicados ao prêmio e as seleções têm dois representantes cada. Neymar e Paulinho concorrem pelo Brasil, enquanto Iniesta e Sergio Ramos são os espanhóis na disputa. Pirlo, da Itália, e Luis Suárez, do Uruguai, completam a lista. A escolha será feita por jornalistas esportivos.

A votação será feita da seguinte maneira: os jornalistas devem selecionar os três melhores jogadores do torneio, distribuindo pontos por posição (1º - cinco pontos, 2º - três pontos, 3º - um ponto). O jogador que somar mais pontos vai levar o prêmio. O voto pode ser dado até o fim do tempo normal ou prorrogação da final de domingo. A votação se encerra antes da decisão por pênaltis, se necessária.

Logo após a partida, a Fifa anunciará o ganhador da Bola de Ouro e de todos os outros prêmios da Copa das Confederações. Quatro jogadores brasileiros já conquistaram esse prêmio. Denilson (1997), Ronaldinho (1999), Adriano (2005) e Kaká (2009). Brasil e Espanha decidem a Copa das Confederações neste domingo, às 19h (de Brasília), no Maracanã. O GLOBOESPORTE.COM, a TV Globo e o SporTV transmitem a partida ao vivo.

Neymar foi decisivo em todos os jogos da Seleção na Copa das Confederações. O cartão de visitas do craque veio logo aos dois minutos da estreia contra o Japão, com um golaço de fora da área (veja o vídeo ao lado). Diante do México, na sequência, o camisa 10 voltou a marcar um belo gol e ainda fez uma grande jogada antes de dar uma assistência para Jô balançar às redes. Para fechar o show na primeira fase, ele deixou sua marca de falta na vitória sobre a Itália, acertando o ângulo de Buffon. Na semifinal contra o Uruguai, Neymar passou em branco pela primeira vez, mas participou dos gols de Fred e Paulinho.

Peça chave no esquema de Felipão, Paulinho se firmou de vez na Seleção nesta Copa das Confederações. Com liberdade para chegar ao ataque, ele mostrou também sua grande presença de área e marcou dois gols no torneio, diante de Japão e Uruguai (veja o vídeo ao lado). Na semifinal, aliás, o volante também foi decisivo ao dar o lançamento para Neymar que resultou no gol de Fred.

Iniesta é o grande comandante do meio de campo espanhol. Sempre ditando o ritmo do toque de bola da equipe, o meia do Barça conduziu o time até a decisão. No entanto, não marcou nenhum gol até o momento. Lá atrás, Sergio Ramos mostra grande regularidade e é o principal destaque da defesa que só tomou um gol na competição.

Mesmo fora da final, Pirlo e Suárez também tiveram bons momentos na Copa das Confederações. Principalmente em cobranças de falta. O volante italiano marcou um dos gols mais bonitos do torneio, ao acertar a bola no ângulo do goleiro Ochoa, do México, na vitória sobre o México (veja o vídeo ao lado). Com o mesmo estilo, o uruguaio fez um lindo gol em Casillas, mas a Celeste acabou saindo de campo derrotada pela Espanha.