quinta-feira, 27 de junho de 2013

Mais uma vez, manifestação pacífica termina em conflito; 92 são detidos

A manifestação ocorrida nesta quinta-feira (27) no bairro Serrinha, próximo à Arena Castelão, teve o mesmo desfecho das realizadas em outros dias. 

O que começou como um ato pacífico e democrático, terminou em um confronto com a polícia e 92 pessoas detidas. A diferença é que desta vez o grupo que enfrentou as forças de segurança parecia bem mais preparado para o conflito. Além disso, houve várias denúncias de excessos com os agentes de segurança.

O movimento teve início às 10h em frente à Universidade Estadual do Ceará (Uece). Cerca de mil pessoas seguiram pela Avenida Dedé Brasil e outros se juntavam à multidão à medida que iam se aproximando da Arena Castelão, palco do jogo entre Espanha e Itália, válido pela fase semifinal da Copa das Confederações. Segundo a Polícia Militar (PM), o número total de manifestantes chegou a 5 mil pessoas.

O protesto seguiu pacífico até a chegada dos manifestantes na primeira barreira policial feita na Avenida Dedé Brasil, aproximadamente 1 km de distância da Arena Castelão. Por volta de 13h20 uma minoria que estava próximo a barreira da Polícia começou a lançar pedras, bilas, garrafas de vidro e em seguida furou a primeira barreira montado pela operação policial no local.

O que era uma manifestação pacífica, virou uma praça de guerra. A Polícia logo respondeu com bomba de gás lacrimogênio, na tentativa de dispersar os manifestantes. O Ministério Público do Ceará (MP/CE) estava acompanhando a ação da polícia e relatou que os policiais só reagiam após os ataques com paus, pedras, bilas e pedaços de vidro.

Segundo a assessoria do MP/CE, o órgão se manifestará oficialmente nesta sexta-feira (28).