quarta-feira, 19 de junho de 2013

Ator que viveu Tony Soprano morre aos 51 anos na Itália


O ator James Gandolfini, 51 anos, famoso por seu papel como Tony Soprano na série The Sopranos, morreu, nesta quarta-feira (19), informa o site da revista Variety. Segundo o site, que confirmou a notícia com a HBO, emissora que exibiu a série, Gandolfini estava de férias na Itália e deveria participar do Taormina Film Festival na Sicília. A causa da morte não foi confirmada, mas possivelmente teria sido devido a um ataque cardíaco.

Nascido em 18 de setembro de 1961, em Westwood, no Estado americano de New Jersey e filho de uma merendeira e um pedreiro, Galdolfini começou a desenvolver interesse pelas artes dramáticas ainda na escola. Na faculdade dividiu seu tempo extra-classe entre partidas de basquetebol e palcos de encenações amadoras. Para se sustentar, Galdolfini foi porteiro de uma casa noturna e barman.

A carreira cinematográfica de Galdolfini começou em 1987 quando ele atuou em uma produção de baixo orçamento chamada Shock! Shock! Shock!. Cinco anos depois ele teve seu primeiro papel de destaque como Virgil no filme Amor à Queima-Roupa. A produção foi dirigida por Tony Scott com roteiro de Quentin Tarantino.

A carreira de Gandolfini decolou e ele passou a atuar com regularidade em diversas produções dividindo o set com gente como Denzel Washington, Gene Hackman, Brad Pitt e Julia Roberts. Mas foi como Tony Soprano, o protagonista da série The Sopranos, que ele ficou imortalizado. O papel rendeu três prêmios Emmys e um Globo de Ouro de melhor ator de drama.

Ele era casado com Deborah Lin desde 2008 com quem teve dois filhos. 

Terra