Segundo o TSE, apenas 10,27% dos eleitores faltosos regularizaram a situação; quem perdeu o título deve procurar um cartório eleitoral.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou nesta terça-feira (14) o cancelamento de mais de 1,3 milhão de títulos. São de eleitores que não justificaram a ausência nas últimas três eleições.
Segundo o TSE, apenas 10,27% dos eleitores faltosos procuraram regularizar a situação.
O prazo para justificar a ausência terminou no dia 25 de abril. Segundo o TSE, 1,5 milhão de eleitores estavam com a situação pendente e apenas 155,6 mil procuraram a Justiça Eleitoral.
Justiça cancela título de eleitor de quem faltou nas últimas eleições e não regularizou a situação O cancelamento do título pode impedir a retirada de passaporte ou carteira de identidade, o recebimento de salários de função ou emprego público e obtenção de certos tipos de empréstimos. Também complica a investidura e nomeação em cargo público e renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.
No Ceará 66.365 eleitores cearenses tiveram seus títulos cancelados por deixarem de votar nas últimas três eleições. Os dados foram divulgados nesta terça-feira, 14, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Quem perdeu o título deve procurar um cartório eleitoral para reativar o registro. O documento pode ter o mesmo número do cancelado. É necessário apresentar documento de identificação, comprovante de residência e preencher o Requerimento de Alistamento Eleitoral, além de pagar eventuais multas.