sexta-feira, 31 de maio de 2013

Após denúncia de extermínio, município suspende captura de cães

Jaguaretama. Após uma denúncia de extermínio de cães, publicada com exclusividade pelo Diário do Nordeste no mês de abril, a apreensão dos animais pelo centro de zoonoses deste município esta suspensa até a construção do canil.

Segundo a publicação, os animais estavam sendo capturados sem o consentimento formal do coordenador de Zoonoses do município, o veterinário Erico de Medeiros, e sendo sacrificados em local inadequado. A ação  havia sido suspensa pelo veterinário desde o ano passado, devido à falta de estrutura para abrigar os animais.

Os cachorros eram capturados e exterminados em uma casinha improvisada no lixão da cidade. A denúncia foi feita por uma moradora e teve o apoio  da União Internacional de Proteção Animal (Uipa), que encaminhou o caso para o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Ceará (CRMV). O Conselho, por sua vez, notificou o município semanas depois da denúncia.

Até a construção de instalações adequadas para a eutanásia dos animais e a obediência às leis municipais para a realização das apreensões, a captura esta suspensa.