sábado, 23 de março de 2013

Papa Francisco viaja a Castel Gandolfo para se reunir com Bento 16


O papa Francisco visitou a residência apostólica de Castel Gandolfo, a 30 quilômetros ao sul de Roma, onde teria um almoço com Bento 16, que está hospedado no local desde que deixou de ser o sumo pontífice.

Trata-se de um evento inédito na história da Igreja Católica, já que é a primeira vez que um papa emérito e outro em plenos poderes se reúnem.

Francisco embarcou às 8h03 (de Brasília) em um helicóptero no Vaticano e aterrissou no heliporto da residência pontifícia às 12h15 locais (8h15 de Brasília), informou o Vaticano.

No heliporto da residência de Castel Gandolfo, Francisco foi recebido, segundo o programa divulgado pelo Vaticano, pelo papa emérito Bento 16, pelo bispo de Albano (diocese à qual pertence Castel Gandolfo), Marcello Semeraro, e pelo diretor das Vilas Pontifícias (nome do complexo pontifício), Savero Petrillo.

Segundo informou o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, após se cumprimentarem no heliporto da residência pontifícia e chegarem à residência papal, Francisco e Bento 16 foram a uma capela para rezar.

Bento 16 cedeu o lugar de honra a Francisco, e este o recusou, lhe dizendo: "somos irmãos". Depois, ambos rezaram de joelhos no mesmo banco.

Após a oração, eles se reuniram a sós na biblioteca privada, onde conversaram por 45 minutos.

Durante o encontro, Francisco presenteou seu antecessor com uma imagem da Virgem da Humildade.

"Francisco disse que escolheu esta virgem porque pensou nele (Bento 16) e em todos os exemplos de humildade que deu durante seu pontificado", explicou Lombardi.

Diversas pessoas reunidas na pequena praça central do balneário aplaudiram quando o helicóptero com o novo papa sobrevoou a localidade.

Esta é a primeira vez que Francisco e Bento 16 se reúnem desde que o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, foi eleito papa, no último dia 13, embora já tenham conversado por telefone em várias ocasiões recentemente.

Francisco ligou para o agora papa emérito após ser eleito pelos cardeais no conclave e também no último dia 19, festa de São José, já que o nome de batismo de Bento 16 é Joseph (José).

Bento 16, de 85 anos, está em Castel Gandolfo à espera que terminem as obras de reestruturação do mosteiro no interior dos Jardins Vaticanos, onde viverá após sua renúncia, feita em 28 de fevereiro.